Diesel

Vendas de diesel caem no 1º trimestre; gasolina sobe ganhando mercado do etanol

Reuters - 25/04/2016
26/04/2016 18:10
Visualizações: 763 (0) (0) (0) (0)

As vendas de diesel no Brasil caíram no primeiro trimestre, em meio à pior recessão econômica em décadas, enquanto a gasolina teve uma leve alta nas vendas, ganhando competitividade em relação ao etanol hidratado, seu concorrente renovável no abastecimento de veículos flex.

As vendas de diesel caíram 6,1 por cento nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período de 2015, para 81,579 milhões de barris, publicou nesta segunda-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em março, as vendas de diesel caíram 5,4 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, para 29,84 milhões de barris.

Já as vendas de gasolina C avançaram 1,4 por cento entre janeiro e março ante o mesmo período do ano anterior, para 66,13 milhões de barris, ganhando competitividade em relação ao etanol hidratado, cujas vendas recuaram 12,3 por cento na mesma comparação, para 21,9 milhões de barris.

O ganho de mercado da gasolina no primeiro trimestre foi puxado pelas vendas de março, que cresceram 9,5 por cento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 23,44 milhões de barris, enquanto as vendas de etanol hidratado caíram 22 por cento, para 7,1 milhões de barris.

Somando todos os combustíveis, as vendas das distribuidoras recuaram 5 por cento no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano anterior, para 206,9 milhões de barris. Em março, as vendas caíram 4,2 por cento em relação ao mesmo mês de 2015.

Os combustíveis somados são etanol, gasolina C (etanol anidro e gasolina A), gasolina de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, óleo diesel, querosene de aviação e querosene iluminante.

O recuo progressivo das vendas de combustíveis vem sendo associado por especialistas à menor atividade econômica e à queda estimada no consumo das famílias.

Apesar disso, representantes do setor estão traçando estimativas de aumento da demanda no longo prazo, o que trará a necessidade de crescimento das importações de derivados do petróleo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.