Lideranças internacionais e autoridades debaterão temáticas regulatórias, tributárias, comerciais e ambientais do setor de gás natural em evento organizado pelo IBP.
Redação TN Petróleo/Assessoria IBPO Seminário de Gás Natural, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) a cada dois anos, entra na última semana para venda de ingressos. Os interessados podem adquirir seus tickets no site do evento, que ocorrerá em 14 e 15 de maio, das 9h às 18h30, no Hotel Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro.
A temática desta edição será: "Diversificação e Competitividade: Pilares para uma Expansão Sustentável". A programação foi desenhada com base nos principais temas do setor e será marcada por debates sobre: balanço entre oferta e demanda, perspectivas de importação de gás da Argentina, abertura do mercado e regulação, investimentos em infraestrutura, desafios tributários, novos mercados, e papel do gás na transição energética, entre outros.
Lideranças nacionais e internacionais, autoridades e especialistas do setor de gás natural estão confirmados entre os painelistas: Andrea Stegher (vice-presidente da International Gas Union); Luiz Felipe Coutinho (CEO da Origem Energia); Heloisa Borges (diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética - EPE); Sylvie D´Apote (diretora executiva de gás natural do IBP); Soledad Lysak (diretora-geral de Gás da TotalEnergies Cono Sur); Paula Pereira (country manager da Galp no Brasil); Rodrigo Soares (general manager Shell Energy Trading Brazil); Verônica Coelho (country manager da Equinor no Brasil); Edmar Almeida (professor e pesquisador do Instituto de Energia - PUC-Rio), entre outros.
Perspectivas de aumento da oferta e da demanda no Brasil
No primeiro dia do evento (14/05) serão debatidas as perspectivas de crescimento da oferta de gás, considerando tanto a produção doméstica, como as importações de gás da Argentina e de GNL. De acordo com projeções da EPE, a oferta nacional projetada na malha integrada tem perspectivas de dobrar o nível atual de produção, enquanto a capacidade de importação deve crescer 20% no mesmo período.
Ainda neste mesmo dia, serão discutidas a competividade do gás para seus diferentes usos no setor industrial, na mobilidade urbana e no transporte de cargas, e na complementação das fontes renováveis na geração elétrica, em particular para fazer frente ao aumento muito significativo da demanda de energia para atendimento de data centers ligados a Inteligência Artificial.
O programa também inclui uma palestra do economista Marcos Lisboa sobre o "Cenário econômico e seus impactos na reindustrialização do Brasil".
Investimentos em infraestrutura, desafios regulatórios e transição energética
No segundo dia do seminário (15/05), os debates focarão nas condições para fomentar os investimentos necessários para o crescimento da oferta e da demanda discutidos no dia anterior. Serão abordadas as políticas públicas, o Plano Nacional Integrado das Infraestruturas de Gás Natural e Biometano (PNIIGB), a consolidação do marco regulatório e a adaptação das regras tributárias.
Também serão discutidos os próximos passos na direção de um mercado de gás mais maduro, flexível, líquido e competitivo, por exemplo, com a criação de hubs de comercialização e uma bolsa de negociação de gás natural.
Encerrando o evento, haverá uma discussão sobre o papel do gás natural no contexto de uma transição energética justa, equilibrada e segura. "Esta será uma oportunidade única para discutir o potencial do gás natural como atividade viabilizadora da descarbonização de diversos setores da economia. Além disso, será discutido o papel do gás como energético com a melhor vocação para complementar geração de energia renovável, assegurando a segurança no suprimento elétrico e sua resiliência face a eventos climáticos extremos", comenta Sylvie D´Apote, diretora executiva de gás natural do IBP.
Serviço
Evento:Seminário de Gás Natural 2025
Data: 14 e 15 de maio
Horário: 9h às 18h30
Local: Hotel Fairmont, em Copacabana, no Rio de Janeiro (Av. Atlântica, 4240)
Credenciamento de imprensa: Link
Fale Conosco
22