Opinião

Walfrido Avila, CEO da primeira operadora do Mercado Livre de Energia fala sobre a privatização da Eletrobras

Redação/Assessoria
02/10/2017 09:31
Visualizações: 1117

Para Walfrido, o governo não deve realizar uma privatização para defender os próprios interesses, mas colocar o mercado em primeiro lugar. “Por isso defendo uma privatização da Eletrobras desmembrada, que quebre monopólios, traga para o mercado um volume de novas empresas para fomentar a concorrência e nos colocar num patamar de modernidade e avanço com o resto do mundo”, defende o CEO. Walfrido Avila entende que a privatização da maior estatal do mercado energético do país é uma grande oportunidade de abertura e crescimento para o mercado nacional.

Walfrido defende, ainda que a privatização da Eletrobras é um passo importante para a abertura e o crescimento do mercado de energia no Brasil, mas segue comentando que “a privatização da Eletrobras deve ser feita de forma correta. Não é vendendo ações que o governo conseguirá um ganho de mercado, mas repartindo essa gigante no maior número de empresas possível e colocando todas elas sob o comando da administração privada. Não adianta destruir um monopólio estatal e criar um novo monopólio privado, o mercado continuará refém de uma situação de atraso”.

De acordo com o empresário, pioneiro no mercado de energia livre, “qualquer monopólio de infraestrutura prejudica a economia e o mercado brasileiro, porque gera concentração e excesso de poder. Não podemos correr o risco de ter uma empresa desse porte privatizada e recorrendo ao governo para editar leis, resoluções e portarias que beneficiem um grupo restrito. O mercado brasileiro deve seguir o exemplo do resto do mundo, onde os mercados mais evoluídos trabalham justamente ao contrário, pela quebra dos monopólios e pela desconcentração de mercados”. Walfrido lembra que a Eletrobras detém 40% do setor elétrico no país.

Sobre o mercado livre de energia, Walfrido não vê nenhum problema com a privatização da empresa, pelo contrário, ele enxerga uma excelente oportunidade de crescimento: “se o mercado de energia cresce no Brasil, o mercado da energia livre acompanha. Perceba que uma Eletrobras dividida em 100 empresas, nos traria 100 novas estruturas de administração e negócios dentro do Brasil. Um salto magnífico para a evolução que tanto trabalhamos para alcançar nesse setor”, finaliza.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.