Gás natural

Wärtsilä Brasil assina contrato para a conversão a gás dos motores da UTE Cristiano Rocha de Manaus

Redação/Assessoria
15/01/2020 12:36
Wärtsilä Brasil assina contrato para a conversão a gás dos motores da UTE Cristiano Rocha de Manaus Imagem: Divulgação Visualizações: 1526 (0) (0) (0) (0)

A Wärtsilä assinou com a Rio Amazonas Energia S.A (RAESA) um contrato para a conversão dos motores da UTE Cristiano Rocha. O projeto - que converterá 100% da operação para gás natural - tem duração de um ano e meio, a contar de novembro de 2019, e compreende a conversão de cinco conjuntos motogeradores Wärtsilä 18V46GD para o modelo W18V50SG, que traz o benefício de eliminar o uso de óleo combustível como fonte de energia secundária, além de melhorar a confiabilidade e a eficiência da planta.

Adriano Marcolino, Business Development Manager, Project Sales, da Wärtsilä Brasil, diz que a tendência é de os clientes optarem cada vez mais por soluções sustentáveis, substituindo os combustíveis fósseis por fontes mais limpas em prol de uma economia de baixo carbono e melhor competitividade em futuros leilões de energia. No caso de Cristiano Rocha, o timing do projeto é outro fator importante, pela necessidade de aumentar a confiabilidade e a eficiência da planta, e buscar uma natural redução do custo das operações.

"Neste escopo, apenas o bloco, o eixo e alguns auxiliares dos motogeradores serão aproveitados. Todos os demais componentes serão substituídos, e os motores, que hoje acumulam 90 mil horas de operação, passarão ao marcador zero. Isso aumenta a confiabilidade da planta, diminui o custo nos próximos anos com a manutenção desses equipamentos e confere ao cliente toda a garantia da compra de equipamentos novos da Wärtsilä", destaca.

Além da conversão, Wärtsilä e RAESA assinaram o primeiro contrato de serviços no Brasil baseado no modelo Guaranteed Asset Performance (GAP), que aliado a execução dos serviços de manutenção preventiva nos motores a serem realizados pela Wärtsilä, ainda prevê a permanência de um consultor técnico na UTE para garantias de performance como, por exemplo, a capacidade de geração do site.

Referente ao Contrato de Serviços, Ribamar Ramos, Sales Agreement Manager, destaca que este conceito inovador do contrato (GAP), tem origem nas soluções customizadas desenvolvidas pela Wärtsilä e respeita os clientes que optam por priorizar a operação, sem abrir mão de uma relação de parceria e confiança com o fabricante. "Nesse conceito de serviço Lean, a Wärtsilä consegue garantir a performance da usina, mesmo sem ser a dona da operação, explica Ramos.

Inaugurada em 2006 com capacidade instalada de 85,38 MW, desde a primeira conversão para gás, em 2013, a planta de Cristiano Rocha opera com o suporte de geradores para garantir o fornecimento de 65 MW ininterruptos de energia elétrica para a cidade de Manaus. Com a instalação do novo sistema, os motores, hoje com 17 MW de potência, vão passar a operar a 18,35 MW, eliminando a necessidade de custo extra com o aluguel de geradores. Além de dar um salto significativo em termos de potência bruta instalada – 91,75 MW – a conversão aumenta a segurança no abastecimento – fatores que podem gerar vantagem competitiva à RAESA numa eventual negociação com o seu cliente final para a extensão do contrato atual, de 2025 para 2030.

"A combinação da conversão para operação totalmente movida a gás e com um contrato de serviço de suporte a longo prazo trará ótimos benefícios econômicos, de desempenho e ambientais. A Wärtsilä é conhecida por sua capacidade em conversões de gás, e nos sentimos confiantes sobre o resultado bem-sucedido do projeto. Esta atualização ajudará a tornar o futuro dos nossos negócios e da empresa mais sustentável ", disse Edésio Nunes, CEO da Multiner S.A.

Fabricados com a mais alta tecnologia e estado da arte, os motogeradores Wärtsilä W18V50SG têm reconhecimento no mercado por sua eficiência elevada, baixo custo de manutenção e uma ampla flexibilidade operacional. Atualmente, a Wärtsilä já executou mais de 100 projetos de conversão e a tendência é que esse número aumente devido às características de acionamento rápido do equipamento (5 minutos) e competitividade na geração a gás. Este recurso se torna imprescindível para sistemas de geração que utilizam cada vez mais as fontes renováveis.

O novo projeto com a RAESA renova o relacionamento de confiança entre as duas empresas, que têm o desafio de executar o projeto sem prejudicar a integridade dos equipamentos ou interferir na continuidade do abastecimento, já que a operação não vai parar. "O que mais se destaca nesse contrato, no entanto, é que os benefícios se estendem diretamente a outras partes da sociedade. Além dos baixíssimos valores de emissão na atmosfera devido à conversão para uma planta totalmente a gás – a redução de gases poluentes será de aproximadamente 10%, representando cerca de 35.000 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente (MTCDE) / ano, o que equivale à poluição de cerca de 7600 carros– vai ser possível economizar na compra do óleo combustível, insumo que hoje é subsidiado pelo governo e rateado entre a comunidade", pontuou Marcolino.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.