Webinar Gratuito

Websérie da Firjan que aconteceu ontem (11/08), falou da tecnologia a favor da indústria do gás natural

Redação/Assessoria Firjan
12/08/2020 18:19
Visualizações: 796 (0) (0) (0) (0)

As soluções tecnológicas na cadeia de valor do gás natural foram tema de mais um encontro da Websérie Óleo, Gás e Naval, da Firjan. Em um momento de mobilização a favor da aprovação do novo marco regulatório do gás, o evento tratou de como os avanços tecnológicos têm o potencial de estimular o aproveitamento do insumo no mercado nacional. Os participantes do encontro, com mediação de Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, apresentaram projetos de empresas e institutos de pesquisa voltados para o apoio aos desafios da indústria no Brasil.

Antonio Fidalgo, pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação em Química Verde e de Inovação em Inspeção e Integridade, apresentou o que tem sido desenvolvido por organismos credenciados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para colaborar com o processo de
Institucionalreindustrialização. “Temos projetos com hidratos de gás, modelagem, quimiometria e pesquisas para otimizar a dessalgação e a separação de gases. O objetivo é otimizar a exploração do gás e encontrar uma forma interessante de armazenar gás carbônico”, contou Fidalgo.

José Luiz de Medeiros, professor da Escola de Química na UFRJ, falou sobre programas científicos e pesquisas da universidade na área do pré-sal, a profissionalização dos processos de exploração, transporte e separação do CO2 do gás natural. “Nos anos 90, o offshore encarava o gás como um problema. Era usual queimá-lo e as plataformas ardiam de calor e radiação. Hoje isso é inadmissível e o segmento já enxerga as múltiplas utilidades do gás. Há navios inteiros tipo FPSO com a função de produzir e estocar o óleo produzido, separá-lo do gás e da água e tratar a água a ser reutilizada. O desenvolvimento de projetos para a produção de gás útil para a sociedade é cada vez mais urgente, para que as reservas não se percam e sejam usadas da melhor maneira possível”, enfatizou.

Indústria defende troca de experiências

Idarilho Gonçalves Nascimento Neto, diretor institucional na Tenaris, enfatizou a urgência na votação do Projeto de Lei n° 6.407, novo marco regulatório do segmento. “O objetivo desse PL, que será votado em breve, é fomentar a indústria de gás natural e reduzir custos. Queremos utilizar e monetizar essas reservas do pré-sal de forma competitiva”, ressaltou. A Tenaris é uma metalúrgica multinacional pertencente ao grupo ítalo-argentino Techint, especializada na produção de tubos de aço para a indústria de Petróleo e Gás.

Rodrigo Gomes, gerente comercial da SBM Offshore, destacou o desenvolvimento do gás natural na transição para uma matriz energética mais limpa e os benefícios das parcerias entre academia, indústria e institutos de pesquisa, na busca por soluções de tecnologia no segmento. “Hoje existe uma fragmentação de conhecimentos e cada um desenvolve a tecnologia que lhe for mais útil. Acredito que a troca de experiências entre corpo acadêmico, institutos de pesquisa e empresas seja a melhor saída para se ter uma visão global do gás e do uso da tecnologia para o desenvolvimento como um todo”, afirmou.

A Websérie Óleo, Gás e Naval da Firjan acontece todas as terças, às 16h. Veja a playlist em https://www.youtube.com/playlistlist=PLrU28uWBDTQAtoIRokLyeqXr9PF1ZURxY

Assista ao encontro da semana em https://youtu.be/MdkjTAJJtC8

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22