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Cassiano VianaA Saveiros Camuyrano, empresa do Grupo Wilson, Sons, realizou, no dia 9 de setembro, no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, Concais, em Santos (SP) o batizado do PSV Saveiros Atobá, embarcação de apoio às plataformas de petróleo. É o segundo de uma série de quatro PSVs (Plataform Supply Vessel) que estão sendo construídos no estaleiro próprio da companhia, no Guarujá (SP) e que vão operar no apoio à plataformas de petróleo. A madrinha da embarcação é a governadora do estado do Rio Grande do Sul, Yeda Rorato Crusius.
A empresa investiu em torno de US$ 25 milhões na embarcação, cujo índice de nacionalização é de mais de 60%, significativamente superior aos PSVs normalmente construídos no país. A série ainda tem o diferencial de ser menos poluente e mais potente para o transporte de 3000 toneladas de carga. O Saveiros Atobá é dotado de um sistema de propulsão diesel-elétrico, a mais alta tecnologia disponível no mercado internacional. Uma das principais vantagens desse sistema é a significativa redução no consumo de combustível e a redundância dos motores principais, resultando em maior confiabilidade e segurança na operação. A primeira embarcação da série, o Saveiros Pelicano, foi batizada em maio, e as duas restantes serão entregues em 2009 e 2010.
A Saveiros Camuyrano é detentora da maior frota de rebocadores da América do Sul. A empresa pertence ao Grupo Wilson, Sons, um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 170 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam no comércio internacional, em particular no setor portuário e marítimo. As principais atividades do Grupo são divididas em seis segmentos de operação: terminais portuários, rebocagem, logística, agenciamento marítimo, offshore e atividades não segmentadas como o estaleiro, no Guarujá (SP). A receita líquida consolidada da Companhia aumentou 36% - de US$ 182,7 milhões no primeiro semestre de 2007 para US$ 248,4 milhões no acumulado de 2008.
Características da embarcação:
Comprimento: 71,85m
Boca Máxima: 16,00m
Pontal Moldado: 7,50m
Calado Máximo: 6,00m
DWT: 3.100 ton
Propulsão Diesel – Elétrica Total: 4.400 eKW
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