Indústria Naval

Wilson Sons Estaleiros lança ao mar o ROVSV Fugro Aquarius

Essa é a primeira embarcação de apoio construída pela empresa para terceiros.

Ascom Wilson Sons
26/05/2014 20:43
Wilson Sons Estaleiros lança ao mar o ROVSV Fugro Aquarius Imagem: Wilson Sons Visualizações: 711

A Wilson Sons Estaleiros lançou ao mar nesta segunda-feira (26) o ROVSV (Remotely Operated Vehicle Support Vessel) Fugro Aquarius. Essa é a primeira embarcação de apoio offshore construída pela companhia para terceiros, encomendada em dezembro de 2011 pela Fugro Brasil. O investimento é de cerca de R$ 190 milhões e a entrega final está prevista para setembro, após as fases de acabamento e comissionamento, que acontecerão com a embarcação na água.

“Esse ROVSV é muito emblemático para a Wilson Sons Estaleiros, já que é a primeira vez que construímos um barco para atender ao mercado de petróleo e gás para outra empresa”, conta o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza.

A montagem durou um ano e quatro meses. O ROVSV tem 83 metros de comprimento, 18 metros de boca, porte bruto de 1,9 mil toneladas e está equipado com dois veículos subaquáticos remotos, que permitem a observação e montagem de estruturas submarinas offshore. A embarcação conta com tecnologia e projeto de engenharia da holandesa Damen e terá propulsão diesel-elétrica.

O Fugro Aquarius foi construído no estaleiro Guarujá II da Wilson Sons, no Guarujá (SP), que completou um ano em abril. A unidade elevou a capacidade de processamento de aço da companhia de 4,5 mil toneladas para 10 mil toneladas por ano, o que permitiu a assinatura de contratos com terceiros.

Ao todo, 254 profissionais trabalharam na construção do ROVSV. A Wilson Sons Estaleiros possui contrato com a Oceanpact para mais quatro embarcações de apoio offshore do tipo OSRV (Oil Spill Recovery Vessels), especializadas no combate ao derramamento de óleo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20