Porto do Pecém

ZPE Ceará: nova vistoria será no dia 25 de fevereiro

As instalações da ZPE Ceará (Zona de Processamento de Exportações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém) passarão por uma nova vistoria no dia 25 de fevereiro (segunda-feira), a ser realizada por uma comissão da Superintendên

Diário do Nordeste
08/02/2013 12:50
Visualizações: 441
As instalações da ZPE Ceará (Zona de Processamento de Exportações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém) passarão por uma nova vistoria no dia 25 de fevereiro (segunda-feira), a ser realizada por uma comissão da Superintendência da Receita Federal no estado, conforme informou o diretor técnico do empreendimento, Marcelo Costa Caldas. Caso a vistoria tenha um resultado positivo, é bem provável que o alfandegamento aconteça no começo de marco, após a publicação do Ato Declaratório Executivo (ADE).

Embora a inauguração da ZPE deva ocorrer somente daqui a um pouco menos de um mês, o Porto do Pecém recebe, já neste domingo, um navio que trará equipamentos para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A embarcação STX Brassiana, que partiu do Porto de Busan, na Coreia do Sul, fará o transporte de parte dos materiais que serão utilizados na construção da coqueria da usina. A carga transportada pelo navio equivale a 1.953 metros cúbicos e pesa 99,84 toneladas, distribuídas em 36 caixas.


Sem prejudicar a CSP

Apesar disso, Caldas esclareceu que, mesmo com essa diferença de tempo, a siderúrgica não terá seu cronograma de obras prejudicado, caso os equipamentos sejam entregues no começo de março, para quando está previsto está o alfandegamento, e sem o qual a entrega não pode ser feita. "Porém, se esse prazo se alargar ainda mais, vai ficar complicado", teme o diretor técnico do empreendimento.


Armazenamento

A respeito do que será feito com os equipamentos da CSP até que a ZPE seja alfandegada, Caldas afirma que, a partir do momento que as cargas chegam no porto, elas podem ficar armazenadas lá por até 90 dias, seja no pátio do complexo ou em armazém coberto, dependendo do tipo de equipamento. Depois disso, devem ser encaminhadas a seu destinatário. Por ser um período bem superior ao que se espera para a inauguração da ZPE, Caldas admitiu estar tranquilo quanto a essa diferença de tempo.


Atrasos

A contar da primeira previsão feita para o alfandegamento do empreendimento, estimada para dezembro do ano passado, o atraso já passa de um mês. Desde então, três vistorias foram realizadas pela Receita Federal, e em todas elas foram detectadas pendências nas instalações.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
IA
Acelen supera R$ 380 milhões em ganhos com IA e transfor...
03/08/26
Meio Ambiente
MODEC testa no Brasil tecnologias inéditas que podem red...
03/08/26
ANP
Painel reúne dados históricos do PRH-ANP referentes à Fa...
03/08/26
Gás Natural
IBP, ABRACE e ABPIP lançam nova versão do RELIVRE para a...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
Gás Natural
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
03/08/26
PPSA
TotalEnergies e ExxonMobil arrematam cargas de Atapu e d...
31/07/26
SOG 2026
Sebrae Sergipe fortalece pequenos negócios e amplia cone...
31/07/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.