Promessas de fim de ano: Dicas da neurociência para cumprir suas metas em 2025

21/12/2024 18:18

(0) (0) (0) (0) Visualizações: 913

Com o fim de ano se aproximando chega a época das tradicionais metas para o ano novo, seja emagrecer, juntar dinheiro, crescer na carreira, casar, ou vários outros, mas como também de costume, com o passar dos meses elas acabam esquecidas.

 

De acordo com o Pós PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu, com o tempo a dopamina ligada à meta diminui e com ela a motivação.

 

"Com o tempo, a motivação para atingir metas diminui porque o cérebro se 'acostuma' com o processo de recompensa".

 

"No começo, quando alcançamos pequenas vitórias, ou criamos os objetivos, já na expectativa, na empolgação faz o cérebro liberar dopamina, um neurotransmissor que nos dá prazer e nos motiva, mas, à medida que vamos repetindo as ações e não damos tanta atenção à listinha, o efeito da dopamina diminui".

 

 

Dicas da neurociência para atingir suas metas em 2025

01 - Divida em etapas: "O cérebro responde melhor a tarefas menores e alcançáveis. Dividir grandes objetivos em partes facilita o processo e gera pequenas doses de dopamina para manter a motivação";

 

02 - Visualize: "Criar imagens mentais do sucesso, da meta atingida, estimula o córtex pré-frontal, região cerebral responsável pelo comportamento, gestão emocional e percepções sensoriais, tornando as metas mais palpáveis";

 

03 - Seja realista: "Você tende a procrastinar mais quando as tarefas parecem muito distantes ou difíceis, por isso, estabelecer prazos curtos e realistas mantém o foco e aumenta a motivação";

 

04 - Se recompense: "Se recompensar por pequenas conquistas ativa os circuitos de dopamina no cérebro, gerando prazer e motivação para continuar";

 

05 - Rotina: "O cérebro funciona melhor em rotinas, por isso, criar uma rotina consistente ajuda a criar hábitos saudáveis que facilitam a execução de tarefas e o alcance das metas", explica Dr. Fabiano.

 

 
 
Sobre o Dr. Fabiano
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós-PhD em Neurociências, eleito membro da Sigma Xi - The Scientific Research Honor Society (mais de 200 membros da Sigma Xi já receberam o Prêmio Nobel), além de ser membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, da Royal Society of Biology e da The Royal Society of Medicine no Reino Unido, e da APA - American Philosophical Association nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em História e Biologia, também é Tecnólogo em Antropologia e Filosofia, com diversas formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Dr. Fabiano é membro de prestigiadas sociedades de alto QI, incluindo Mensa International, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Ele é autor de mais de 280 estudos científicos e 26 livros. Atualmente, é professor na PUCRS no Brasil, UNIFRANZ na Bolívia e Santander no México. Além disso, atua como Diretor do CPAH - Centro de Pesquisa e Análises Heráclito e é o criador do projeto GIP, que estima o QI por meio da análise da inteligência genética. Dr. Fabiano também possui registro de jornalista, tendo seu nome incluído no livro dos registros de recordes por conquistar três recordes, sendo um deles por ser o maior criador de personagens na história da imprensa. Professor Convidado e Orientador acadêmico da Faculdade FAEV.
 
Fonte: Dr. Fabiano de Abreu Agrela (Helder Couto) 
Imagem: pexels

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.