Artigo Exclusivo

Eficiência, integração ou transição energética: o que vem primeiro? por Thiago Valejo Rodrigues

Redação TN/Assessoria
20/09/2022 16:21
Eficiência, integração ou transição energética: o que vem primeiro? por Thiago Valejo Rodrigues Imagem: Divulgação Visualizações: 1381 (0) (0) (0) (0)

Não faz muito tempo, ouvi de um respeitado professor a seguinte reflexão: a integração entre diferentes fontes de energia funciona como estratégia no curto prazo, mas no longo prazo, o mundo só sobreviverá se abraçar a transição energética.

Além da transição e integração, trabalhar a eficiência nos processos de produção e transformação de energia é uma meta constante no planejamento e na atuação de diversas empresas, com bastante oportunidades de aprimoramento.

Vide o motor à combustão, inventado antes de 1800 e, passados mais de 200 anos, sua eficiência não ultrapassa muito o patamar de 40%. De tudo que é gerado de energia com a queima do combustível, a maior parte não é aproveitada em energia mecânica.

Pode-se estimar, em média, que para cada 1% de ganho de eficiência existe um potencial de redução de 2,5% nas emissões de COequivalente, com base em dados do Governo Americano (EPA).

Enquanto continua a se investir na eletrificação, principalmente no setor de transportes, a decisão da fabricante automotiva Toyota, em recente anúncio realizado no final de julho de 2022, foi investir no aumento da eficiência dos motores à combustão.

A mesma lógica se aplica no ambiente industrial, com o exemplo de um processo que utilize turbinas a gás, as quais, por vezes, possuem eficiência de queima na casa dos 30%. Sempre interessante destacar o conceito de energia útil, a efetivamente aplicada para o fim que se deseja, como exemplo geração de luz, versus a energia total que precisa ser produzida para contabilizar as perdas até se chegar na lâmpada.

A verdade é que ainda há muito espaço para aumentar o aproveitamento energético, até mesmo na aplicação de soluções híbridas que utilizem tanto combustível quanto eletricidade.

O que nos leva à integração energética e as sinergias de aplicar diferentes tipos de energia em um mesmo processo. As oportunidades vão desde integrar empreendimentos de eólica offshore e campos maduros de petróleo para aumento da produção, até plantas de hidrogênio com painéis de energia solar.

Antes de se pensar na transição energética, e aqui cabe um disclaimer com relação ao conceito de transição: não é uma mudança completa da matriz e, sim, o maior percentual de consumo de fontes limpas.

Por isso, petróleo, gás e até mesmo carvão continuarão com sua parcela significativa de contribuição na geração da energia no mundo. Carvão, diga-se de passagem, tem cenário projetado de aumento do volume de consumo global, de acordo com a IEA.

Não é preciso negar as vantagens dos processos de geração de energia mais limpa e o uso de eletricidade como alternativa a queima de combustíveis, principalmente aqueles mais poluentes. Aprofundar o debate sobre a transição energética tem ganhado força em espaços antes exclusivos do mercado de petróleo, por exemplo.

Por outro lado, qualquer análise quanto à substituição de fonte de energia deve considerar o conjunto do sistema energético, a cadeia de valor desde a produção até o consumo final. Nesse ponto, ainda há diversos gargalos e desafios para serem superados, na parte elétrica, como na parte de transmissão e distribuição de energia, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Muito se fala sobre o custo da não descarbonização e os impactos para o planeta com a queima de fontes fósseis. Porém, é preciso abordar um aspecto importante que impacta no desenvolvimento das renováveis - o preço da energia.

A economia da transição energética deve considerar o estímulo que altos preços de um determinado tipo de energia, como os recentes picos dos valores de barril de petróleo e do GNL, acarreta o incremento de participação das novas fontes na matriz energética.

No cenário atual, com maior demanda por gás no mundo e restrições de mobilidade dos recursos energéticos, mais que nunca cabe um olhar específico para os perfis de produção e de consumo regionais. A maior eficiência de consumo de energia, a melhor configuração de integração de fontes e o cenário de transição energética serão priorizados de acordo com o custo de oportunidade para cada país do mundo.

Sobre o autor: Thiago Valejo Rodrigues é formado em engenharia química pela UERJ, tem MBA em Economia de Petróleo e Gás pela UFRJ e pós graduação em Business Intelligence Master - Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão em Negócios pela PUC-Rio. Atua como gerente de Projetos de Petróleo, Gás e Naval da Firjan

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
Leilão
Terminal RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro será arrendado...
22/04/25
Logística
Log-In anuncia ampliação da rota de Manaus e reforça est...
15/04/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba recebe licença ambiental para obras de...
15/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22