Artigo

Investir na cultura de aprendizagem também deve ser responsabilidade das empresas, por Simone Rezende

Redação TN/Assessoria
09/09/2022 11:59
Investir na cultura de aprendizagem também deve ser responsabilidade das empresas, por Simone Rezende Imagem: Divulgação Visualizações: 1158 (0) (0) (0) (0)

Educação e trabalho sempre caminharam juntos. Não há como desconectá-los, uma vez que a busca constante pelo conhecimento é o combustível que impulsiona o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo. Quando entendemos isso, o caminho mais natural é admitir que faz parte do papel das empresas dividir com seus colaboradores a responsabilidade de mantê-los firmes na jornada do saber.

Isto porque é muito comum que profissionais mais experientes, seguros em suas funções, não se sintam desafiados a buscar mais conhecimento. E é aí que a cultura empresarial focada na aprendizagem começa a fazer diferença, tanto na vida do colaborador quanto na performance da empresa.

É claro que cada um é responsável por se desenvolver diariamente, mas é preciso que as empresas também assumam o compromisso de garantir que seus colaboradores tenham o tempo, os recursos, o suporte necessário para aproveitar ao máximo seus momentos de aprendizado e as oportunidades reais de crescimento profissional dentro da instituição.  

Se o colaborador estiver submerso em uma avalanche de tarefas dentro do setor em que atua, dificilmente encontrará tempo e disposição para se dedicar ao estudo. Da mesma forma, se não houver o incentivo da empresa para que continuem evoluindo em seu conhecimento, com plataformas específicas de estudo corporativo e metas reais a serem alcançadas, o colaborador não irá se engajar neste processo. E, finalmente – e talvez mais importante –, se não houver um plano de carreira claro e que dê oportunidades de promoção interna, os esforços serão pouco efetivos.

Na Allianz Partners, por exemplo, trabalhamos com metas para que cada colaborador atinja no mínimo 45 horas anuais de treinamento. Promovemos a aprendizagem autodirigida para permitir que os colaboradores aprendam em seu próprio ritmo sobre os assuntos que são mais relevantes para eles. Por meio da plataforma AllianzU (Degreed), são disponibilizados também diversos conteúdos em formatos que atendem às necessidades e interesses da equipe.

Desde 2020, implantamos a Discussão de Talentos, que é o plano de sucessão em que mapeamos toda a liderança da empresa e os seus potenciais sucessores. Por meio deste programa, identificamos os colaboradores para potenciais promoções, bem como as necessidades de desenvolvimento e aprendizado. Além disso, utilizamos internamente o Plano de Desenvolvimento Individual que se baseia na aquisição de conhecimento pela abordagem 70-20-10, propondo que 70% das oportunidades de desenvolvimento venham de experiências, 20% de exposição e 10% do aprendizado formal.

É fundamental admitirmos que todos nós temos habilidades e competências a serem desenvolvidas e devemos assumir a responsabilidade pela nossa jornada de aprendizado, traçando o roteiro que queremos trilhar e determinando as metas a seguir. Mas se pudermos contar também com o suporte das empresas, certamente haverá mais chances de transformar nosso futuro profissional.

Sobre o autor: Simone Rezende é  Superintendente de Recursos Humanos na Allianz Partners Brasil

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.