Artigo

Invista em pesquisa e tecnologia, diz Temer, por André Navarrete

André Navarrete
13/05/2016 09:31
Visualizações: 902

Um novo governo chega ao poder, embora ainda não definitivamente, com o acolhimento pelo plenário do Senado da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Michel Temer, que assume a presidência, terá um duríssimo desafio pela frente: uns dois, talvez três meses para reverter o descrédito dos empresários e consumidores na economia, a fim de que os negócios voltem a se aquecer.

Terá pouco tempo, mas uma grande base parlamentar, mais do que suficiente para aprovar reformas fundamentais ao país. Como milito há mais de duas décadas em tecnologia da informação, ouso fazer uma sugestão pública: dê prioridade à pesquisa e desenvolvimento, pois, sem isso, o Brasil continuará um grande exportador de commodities, porém não ocupará lugar de destaque nos produtos e serviços da nova economia.

É fundamental, também, criar uma via rápida para abertura e fechamento de empresas, a fim de que as boas ideias se transformem em mais oportunidades de trabalho e de melhores salários. Não conseguiremos reduzir a concentração de renda se continuarmos tratando mal os empreendedores, dificultando suas atividades com cascas de banana tributárias e fiscais.

Os jovens que estão se formando nas universidades devem ser convidados, atraídos a criar seus próprios empregos. Não podemos deixá-los desanimar pela escassez de vagas na iniciativa privada, que não decorre somente da crise – também é fortemente impactada pelas transformações que a tecnologia tem provocado nas atividades econômicas.

Temos todas as condições de ser uma potência de software, por exemplo, pois o brasileiro é extremamente criativo. Precisamos aproximar as universidades e centros de pesquisa do mercado produtivo.

Por que determinados locais do mundo se tornaram berçários de startups (grupos de pessoas que ousam e transformam ideias em negócios bem-sucedidos)? Porque o ambiente desses locais era e é favorável à inovação. Eu me lembro que, um dia, o computador pessoal foi uma ousadia fora do comum.

Quem tem vontade de criar e de fazer coisas, não pode ser tolhido por impostos e burocracia. Deveria receber todas as facilidades para ir em frente.

O Brasil é muito grande para continuar patinando entre uma recessão e um voo de galinha na economia. Temos de gerar trabalho para os jovens, para que possam colocar em prática seus conhecimentos.

Se o presidente Michel Temer valorizar a pesquisa e o desenvolvimento, e retirar as pedras do caminho dos empreendedores, terá ajudado a mudar o país para melhor. As soluções estão bem perto de nós, desde que consigamos enxergá-las. Até agora, desperdiçamos tempo e dinheiro com ações que dão muito pouco retorno aos brasileiros.

Sobre o autor:

André Navarrete é presidente do Optimize Group e do Grupo de Gestores de TI (GGTI); vice-presidente da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações de Pernambuco (Sucesu).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
ROG.e 2026
IBP e OPITO promovem experiência imersiva e gamificada p...
17/09/26
ROG.e 2026
Amapá leva estratégia de atração de investimentos para a...
17/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25