ROG.e 2026

IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ROG.e 2026

Instituto pernambucano apresentará soluções em hidrogênio, tratamento de efluentes, reaproveitamento de resíduos, operações offshore e proteção ambiental; cerca de 20 pesquisadores também participam do congresso técnico.

Redação TN Petróleo/Assessoria IATI
17/09/2026 17:00
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ROG.e 2026 Imagem: Divulgação Visualizações: 85

Acesse o site dos nossos parceiros de cobertura:

Dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco para enfrentar desafios da indústria de energia serão apresentadas pelo Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) na ROG.e 2026, de 21 a 24 de setembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Sediado no Recife, o Instituto levará ao evento soluções nas áreas de hidrogênio, tratamento de efluentes, reaproveitamento de resíduos, operações offshore e proteção ambiental.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a ROG.e é um dos maiores encontros internacionais da indústria de energia. A edição de 2026 espera receber 75 mil visitantes e 650 marcas expositoras, ocupará 117 mil metros quadrados e contará com 13 pavilhões internacionais. A área de exposição cresceu 60% em relação à edição anterior.

Originado da tradicional Rio Oil & Gas, o evento ampliou sua agenda para acompanhar as transformações do setor e aproximar petróleo e gás dos debates sobre segurança energética, inovação, novas fontes e descarbonização. Em 2026, terá também uma Arena Multienergia & Decarb, dedicada às energias renováveis, aos biocombustíveis, ao gás natural, ao hidrogênio e a novas matrizes energéticas.

O IATI, Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) privada e sem fins lucrativos, credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), estará presente no Pavilhão Alemão, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio). O portfólio que será apresentado reúne projetos em diferentes níveis de maturidade tecnológica, da pesquisa aplicada a soluções em fase de comissionamento ou já em operação.

Hidrogênio e descarbonização

Entre os destaques estão três tecnologias relacionadas ao hidrogênio, desenvolvidas em diferentes frentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo iniciativas vinculadas aos programas de PDI da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Uma das pesquisas avalia a queima direta do hidrogênio como alternativa aos combustíveis fósseis na geração de calor. Outra, atualmente em fase de comissionamento, utiliza a injeção de hidrogênio em motores a gás natural para aumentar a eficiência da combustão e reduzir o consumo de combustível e as emissões.

A terceira tecnologia consiste em um dispositivo desenvolvido para controlar a mistura de hidrogênio e diesel em motores, queimadores e processos de geração de energia.

Efluentes, resíduos e eficiência operacional

Entre as tecnologias em estágio mais avançado apresentadas pelo IATI está a Torre de Pré-Saturação Induzida (TPSI), já em operação em uma termelétrica. A solução é utilizada na gestão de efluentes oleosos e apresenta eficiência superior a 95% na remoção de óleos e graxas. O processo é automatizado, reduz a necessidade de produtos químicos e contribui para o atendimento aos parâmetros ambientais aplicáveis.

O Instituto também apresentará um biodetergente desenvolvido para a limpeza de equipamentos contaminados por derivados de petróleo. Biodegradável e atóxico, o produto apresentou, nos testes realizados, redução de 20% nos custos, de 75% na necessidade de mão de obra e de 37% no tempo de execução dos serviços.

Outra frente é uma torre multiestágios equipada com ultrassom e associada ao uso de biotensoativos, desenvolvida para o tratamento de cascalhos contaminados. A tecnologia é capaz de remover mais de 95% dos hidrocarbonetos presentes no material e utiliza um biotensoativo biodegradável e atóxico. A proposta é reduzir custos operacionais e permitir o reaproveitamento dos resíduos, dentro de princípios de economia circular.

Proteção ambiental e operações offshore

O portfólio inclui ainda uma tinta anti-incrustante produzida com compostos naturais bioativos e uma pesquisa voltada ao desenvolvimento de revestimentos baseados na abordagem de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

As tecnologias buscam dificultar a fixação do coral-sol, espécie invasora que ameaça a biodiversidade nativa e representa um desafio para estruturas e operações offshore. Além da proteção dos ecossistemas, as pesquisas procuram contribuir para a redução de custos de manutenção e otimização das operações.

Completam o conjunto de dez tecnologias que serão apresentadas na ROG.e um dessalinizador ultrassônico e uma solução destinada à remoção de microplásticos em ambientes industriais e marinhos.

Cerca de 20 pesquisadores no congresso técnico

A participação do IATI vai além da área de exposição. Cerca de 20 pesquisadores do Instituto estarão na programação técnica da ROG.e, apresentando trabalhos relacionados a temas como extratos naturais anti-incrustantes, detergentes naturais para lavagem de cascalhos de perfuração, certificação de emissões e utilização da mistura de hidrogênio e GLP como alternativa intermediária no processo de descarbonização.

"Estar na ROG.e com dez tecnologias e cerca de 20 pesquisadores nos permite mostrar duas dimensões do trabalho do IATI: a produção científica e a capacidade de transformar esse conhecimento em soluções para problemas reais da indústria. É também uma oportunidade de colocar a tecnologia desenvolvida em Pernambuco em diálogo com empresas e instituições do Brasil e de outros países", afirma Paulo Gama, diretor de Negócios do IATI.

A participação no evento, de acordo com ele, aproxima ainda mais o Instituto de empresas, pesquisadores e instituições que atuam nos diferentes segmentos da indústria de energia, em um ambiente voltado à apresentação de tecnologias, ao intercâmbio de conhecimento e à discussão dos caminhos para a transição e a segurança energética.

Serviço

IATI na ROG.e 2026
Data:  21 a 24 de setembro de 2026
Local: Riocentro – Rio de Janeiro (RJ)
Espaço do IATI:  Pavilhão Alemão – AHK Rio

Sobre o IATI - O Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) privada, sem fins lucrativos, sediada no Recife e credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atua em pesquisa, desenvolvimento e inovação, conectando conhecimento científico e demandas do setor produtivo em áreas como energias renováveis, biotecnologia, cidades inteligentes, mobilidade elétrica, armazenamento de energia, tecnologia da informação e hidrogênio. O Instituto desenvolve projetos em parceria com empresas, universidades e outras instituições de pesquisa, da investigação aplicada à demonstração e implantação de novas tecnologias.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
ROG.e 2026
IBP e OPITO promovem experiência imersiva e gamificada p...
17/09/26
ROG.e 2026
Amapá leva estratégia de atração de investimentos para a...
17/09/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas dos Campos de B...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
Mato Grosso do Sul
Bio Energy Summit colocou bioenergia de MS no centro dos...
16/09/26
Internacional
Petrobras assina contrato de longo prazo para compra e v...
16/09/26
ROG.e 2026
Tenaris promove painéis sobre formação técnica e soluçõe...
16/09/26
Resultado
Tecnogera cresce 59% nos principais segmentos atendidos ...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25