Artigo

Mercado de cloud segue crescendo. Gestores precisam adequar seu mindset, por Guilherme Barreiro

Redação TN/Assessoria
15/09/2022 14:12
Mercado de cloud segue crescendo. Gestores precisam adequar seu mindset, por Guilherme Barreiro Imagem: Divulgação Visualizações: 1214 (0) (0) (0) (0)

A tecnologia em cloud está cada vez mais presente em nosso dia a dia, mas ainda há muitos gestores que não sucumbiram a essa nova realidade. É necessário haver uma mudança de mindset da direção das companhias e pensar na longevidade dos negócios e em sua modernização para a própria sobrevivência deles, até mesmo em casos críticos, como uma invasão ou perdas das informações da empresa. 

Existem inúmeras vantagens ao utilizar cloud, como a segurança. Quando a empresa adota esse modelo, ela passa a ter uma infraestrutura mais segura se comparada ao que se tem dentro de “casa”. O motivo é simples: muito mais governança e conformidades de altíssimo nível; muito mais investimento em pessoas altamente capacitadas, times de alta performance e tecnologias de ponta.

Os provedores de tecnologias em cloud precisam investir pesado em processos e tecnologias para suportarem empresas Enterprise-Level e Empresas-Governamentais. O desdobramento natural é que todas as empresas que consomem as tecnologias em cloud se beneficiam de tais investimentos sem precisar fazer tudo por sua conta.

Vale ressaltar, no entanto, que as tecnologias precisam ser usadas com sabedoria. Existem muitas novas tecnologias em cloud disponíveis no mercado de forma muito mais democrática, mas sem conhecimento se tornam só ferramentas subutilizadas e, por vezes, mal configuradas. O que pode aumentar o problema ao invés de diminuir.

Cada vez mais as áreas de negócios têm buscado ampliar os investimentos em tecnologia. Levantamento feito pela Deloitte no início do ano, intitulado “Agenda 2022”, mostra que o empresariado brasileiro planeja manter ou aumentar o investimento e a produtividade por meio de aportes em tecnologia e capacitação, além de esperar o crescimento de suas receitas este ano.

A pesquisa  também revela que os principais investimentos em tecnologia, de acordo com os entrevistados, serão em aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%); infraestrutura (96%); gestão de dados (95%); segurança digital (95%); customer marketing (81%); atendimento ao consumidor (78%); e canais de venda online (71%). 

Se a questão da segurança não foi suficiente para aumentar seus investimentos em tecnologia em cloud, vale reforçar que essa modalidade traz agilidade, inovação e oportunidade de expansão com a aceleração digital. 

Para se ter uma ideia, as fintechs, bancos digitais, sites, aplicativos de transporte e entrega, entre tantos outros, são exemplos de setores que aumentaram a demanda pelo mercado de cloud e que têm investido fortemente nas estratégias de armazenamento, acompanhando a demanda da população brasileira, que vem buscando alternativas para lidar com o contexto de crise econômica. 

À medida que a economia compartilhada se populariza no país, isso também ajuda a alavancar a oferta de tecnologia da informação.

Crescimento exponencial 

Outro ponto importante é que essa tecnologia ajuda a potencializar o crescimento da sua empresa, o que é bem perceptível nas fintechs que, com pouco tempo de existência, têm dobrados seus números e atingindo cada vez mais clientes. 

Isso acontece, porque a tecnologia encurta processos, ajuda na estratégia do negócio e torna as ações mais assertivas. Outro benefício é que ela traz uma vantagem competitiva com a redução de alguns gastos, como o de energia elétrica, por exemplo, e isso pode se reverter em investimentos e caixa para a empresa. 

Isso tudo sem falar dos benefícios sustentáveis. Com a migração para a nuvem, a empresa reduz sua emissão de gás carbônico para o meio ambiente, e o planeta só tem a agradecer. 

A tecnologia em cloud é uma excelente oportunidade de transformação do negócio, desde que desenvolvida com um bom plano de negócios, que vai da escolha dos tipos de estratégia à das tecnologias. E, para desenvolver esse planejamento robusto, é essencial um parceiro estratégico.

Sobre o autor: Guilherme Barreiro é Diretor Geral na Nextios. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de TI, vem atuando com Cloud Computing, Cyber Segurança e soluções de tecnologia para clientes dos mais diversos segmentos. Atua, também, em frentes sociais como a Escola da Nuvem. Antes de estar na Nextios, fez carreira executiva na T-Systems, tendo passado também pela IBM. Guilherme é graduado em Sistemas da Informação e possui especialização em liderança e conselho Digital pela HSM.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22