Artigo

Tecnologia de Inteligência Artificial (IA): Uma parte essencial para a continuidade dos data centers, por Francisco Sales

Redação TN/Assessoria
05/09/2022 17:30
Tecnologia de Inteligência Artificial (IA): Uma parte essencial para a continuidade dos data centers, por Francisco Sales Imagem: Divulgação Visualizações: 1399 (0) (0) (0) (0)

A conversa na indústria de TI em 2022 girou em torno de sustentabilidade e data centers. A maior pressão dos clientes por abordagens mais ecológicas está levando os data centers a implementarem estratégias “holísticas” que contemplam reduzir suas pegadas de carbono. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir muito para essa equação.

Um relatório da McKinsey destaca que a IA expande o potencial para economias de energia em toda a rede elétrica, por sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados relacionados com padrões de tráfego, demanda em tempo real e disponibilidade dos recursos da rede, possibilitando decisões rápidas e automatizadas sobre quais partes do sistema podem ser colocados em modo ‘dormir’ ou em modo ‘desligar’. 

O mesmo relatório aponta que as ferramentas de conservação de energia habilitadas por IA podem gerar economias operacionais de 5 a 7% e reduzir os custos com energia em 5% através da calibração automática contínua de chillers, bombas e ventiladores. 

Entretanto, a IA não traz benefícios apenas para o gerenciamento de energia dos data centers, mas ao processar grandes volumes de dados em tempo real, ela possibilita também a detecção de falhas, a previsão de faltas de energia e facilita as intervenções técnicas. Isso a torna um elemento essencial para garantir a continuidade operacional da infraestrutura. 

Um relatório do Instituto Ponemon de 2021 mostra que data centers centrais passaram por uma média de 2,4 paradas totais das instalações por ano, com uma duração média de mais de duas horas (138 minutos). Isso é adicional aos quase 10 eventos de indisponibilidades isoladas anuais em determinados racks ou servidores. 

De acordo com o Uptime Institute, 76% destes eventos podem ser prevenidos com as ferramentas certas. Os recursos que a IA tem para monitorar a infraestrutura, detectar possíveis falhas e consertá-las remotamente, ajudam a proporcionar disponibilidade para a rede. 

A IA pode ser uma ferramenta poderosa para realizar manutenção preditiva com base na análise de dados e para detectar possíveis problemas nos equipamentos antes mesmo que eles representem um problema. Um serviço desse tipo proporciona uma redução no tempo de reconhecimento e atenção para uma falha, o que implica em menos indisponibilidades para o data center. 

Na infraestrutura de energia, os serviços preditivos podem ajudar a gerar uma avaliação dos equipamentos e identificar a correlação entre eventos isolados que poderiam gerar uma falta de energia. Além disso, eles podem monitorar o ciclo de vida dos equipamentos e prever as mudanças que precisam ser feitas para que a carga crítica não sofra. 

monitoramento remoto dos Serviços Vertiv LIFE™ conta com a IA e o aprendizado de máquina para proporcionar visibilidade em tempo real e análises e diagnósticos dos serviços críticos, para uma avaliação preventiva constante da rede. 

O monitoramento opera 24x7 e é conectado a um centro de respostas remoto. Ao detectar uma falha, a ferramenta dos Serviços LIFE envia automaticamente um pacote de informações para a equipe de especialistas que ajudam a diagnosticar o problema e, se necessário, designar o técnico mais próximo para restaurar a operação normal. 

O valor da Inteligência Artificial nos data centers reside na prevenção de eventos e na redução do tempo de resposta em situações de falha. Da mesma forma, uma infraestrutura mais eficiente e com menos falhas também contribui para a redução da pegada de carbono. Encontrar os parceiros e as ferramentas certas pode ajudar a proporcionar ambos.

Sobre o autor: Francisco Sales é o diretor de serviços da Vertiv América Latina

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.