Combustíveis

Etanol deve ganhar mercado da gasolina no Brasil com alta do petróleo, diz StoneX

Reuters, 10/03/2022
10/03/2022 06:29
Visualizações: 1749

Após uma temporada em que o etanol hidratado perdeu terreno para a gasolina, o combustível renovável deve retomar alguma participação no mercado brasileiro em 2022/23 (abril/março) diante da alta dos preços do petróleo em função da guerra na Ucrânia, avaliou nesta quarta-feira a StoneX.
Ao mesmo tempo, a consultoria projeta um aumento de 5,6% na produção de etanol de cana do centro-sul em 2022/23, para 25,5 bilhões de litros, enquanto a fabricação do combustível a partir do milho deve saltar 18,9%, para 4,2 bilhões de litros, com ampliação da capacidade das usinas.
"Passamos a considerar uma maior participação do hidratado no consumo de Ciclo Otto --estimativa que se baseia no viés altista para os preços da gasolina, ao passo que a recuperação produtiva no centro-sul poderá favorecer a competitividade do álcool", disse a analista de inteligência de mercado do grupo, Marina Malzoni.
Ela ponderou que será importante avaliar as perspectivas para o mercado de petróleo, sobretudo em meio às tensões entre Rússia e Ucrânia, bem como o possível avanço das negociações referente ao acordo nuclear entre os Estados Unidos e Irã.
Os preços de petróleo subiram mais de 30% desde que a Rússia invadiu a Ucrânia e os EUA e outros países impuseram sanções. Enquanto isso, no Brasil, o governo avalia formas de minimizar a alta para os consumidores.
A produção de etanol anidro (misturado à gasolina) de cana deverá cair 10,7%, para 9 bilhões de litros em 2022/23, na medida em que o hidratado avance sobre o mercado do combustível fóssil.
A avaliação também considera uma safra de cana em recuperação após perdas por geadas e seca no ciclo anterior. Dessa forma, a moagem do centro-sul em 2022/23 deve ter alta de 7,6%, para 565,3 milhões de toneladas --o número é estável ante previsão anterior.
Já a produção de açúcar do centro-sul do Brasil em 2022/23 foi estimada em 34,5 milhões de toneladas, alta anual de 7,5%.

MUNDO
A produção global de açúcar deve aumentar 1,9% na temporada 2021/22 (outubro/setembro), para 187,3 milhões de toneladas, segundo nova projeção da StoneX, "condição que suaviza em 800 mil toneladas o déficit da temporada para 1,1 milhão de toneladas".
Na temporada passada, o déficit foi estimado em 3 milhões de toneladas.
"Apesar da menor produção prevista na China e na Tailândia, o aumento em 1,7 milhão de toneladas sobre a oferta indiana deve compensar tais perdas", afirmaram os analistas Marina Malzoni e Arthur Machado.
Os cálculos consideram crescimento anual de 0,9% no consumo global, atingindo 188,4 milhões de toneladas.
"O ambiente se mostra favorável para o aumento da procura em importantes players consumidores, com destaque para a China e o Sudoeste Asiático", disseram os especialistas.
"Além disso, o apetite de compra em polos de refino deve seguir firme, dado que o prêmio do branco, utilizado como proxy da margem de refino, acumula ganhos significativos desde outubro/21, posicionando-se acima de 100 dólares/t", disse Malzoni.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.