Combustíveis

Etanol sobe mesmo com início da safra de cana no Brasil e impulsiona preço nos postos

Reuters, 25/04/2023
25/04/2023 13:33
Visualizações: 2120

Os preços do etanol nas usinas do Estado de São Paulo tiveram forte alta na última semana e estão impactando os valores nas bombas dos postos, de acordo com dados e avaliações do Cepea e da ValeCard divulgados nesta segunda-feira.

etanol hidratado subiu 6,78% na semana passada ante o período anterior, fechando a 3,0917 reais/litro, segundo o indicador Cepea/Esalq, que leva em conta o valor na usina paulista.

"A continuidade das chuvas nas principais regiões produtoras do centro-sul do país segue dando sustentação aos preços dos biocombustíveis", disse análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta segunda-feira.

Segundo o centro da Esalq/USP, "boa parte das usinas que já iniciou a temporada 2023/24 mostra dificuldades na retirada da matéria-prima do campo e, consequentemente, na produção dos etanóis", por conta das chuvas recorrentes.

O Cepea disse ainda que os carregamentos de vendas fechadas anteriormente "seguem lentos", o que ajuda a explicar os ganhos nos preços, embora a principal região produtora tenha iniciado oficialmente a safra no início do mês, quando a oferta começa a aumentar após a entressafra.

O valor apurado na pesquisa do Cepea é o maior preço nominal do hidratado (usado diretamente nos veículos flex) desde a semana encerrada em 27 de maio de 2022, quando o indicador atingiu 3,2486 reais/litro.

A alta nas usinas tem se refletido nas bombas dos postos.

Entre os dias 17 e 23 de abril, o preço médio do etanol hidratado no país foi de 4,087 real o litro, alta de 1,87% em relação ao registrado na semana anterior, segundo a ValeCard.

"Esse é o segundo aumento semanal seguido do etanol hidratado em abril, após uma trajetória de queda dos preços do combustível apresentada no mês de março", disse Brendon Rodrigues, head de inovação e portfólio na ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas que monitora mais de 25 mil estabelecimentos credenciados no Brasil.

Rodrigues citou dados do Cepea e lembrou que, entre os dias 3 e 20 de abril, as usinas produtoras de São Paulo aumentaram em 12,63% o preço do etanol hidratado, "o que está se refletindo em aumento também nos postos de combustíveis".

etanol anidro, misturado em proporção de 27% na gasolina, fechou a semana passada na usina a 3,4742 reais/litro, elevação de 6,28% ao período anterior, no maior valor nominal desde a semana encerrada em 22 de julho de 2022.

A alta do etanol tem sustentado os preços da gasolina, mas também pode motivar consumidores a usar o combustível fóssil pela economicidade.

O uso do biocombustível compensa financeiramente em relação à gasolina --descontando fatores como autonomias individuais de cada veículo-- quando o litro do combustível renovável é igual ou inferior a 70% do preço do seu concorrente fóssil.

O preço do litro da gasolina nos postos no Brasil apresentou aumento de 0,19% na semana passada em comparação com a semana anterior (10 a 16 de abril), com valor médio de 5,746 reais/litro, segundo a ValeCard.

"Pela terceira semana seguida observamos um leve aumento nos preços da gasolina devido, principalmente, à alta dos preços do etanol anidro nas usinas produtoras", afirmou Rodrigues, em nota.

"Nas próximas semanas poderemos ter novas altas se a Petrobras decidir repassar para as distribuidoras o aumento da cotação do petróleo no mercado internacional", disse.

O preço médio do litro do óleo diesel S-10 nos postos de combustíveis apresentou recuo de 0,23% entre os dias 17 e 23 de abril de 2023, em comparação com a semana anterior. O valor do combustível mais usado no Brasil tem sido pressionado por importações mais baratas e por fatores como o biodiesel, em algumas áreas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.