Combustíveis

Gasolina sobe 2% na 2ª semana de junho nos postos, aponta ValeCard; etanol cai 0,12%

Reuters, 13/06/2023
13/06/2023 07:01
Visualizações: 1957

O preço da gasolina nos postos no Brasil subiu 2,02% na semana de 5 a 11 de junho em comparação com a semana anterior, alcançando uma média de 5,601 reais por litro, segundo levantamento da Valecard com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados.

O combustível registrou a segunda alta semanal consecutiva nos postos, como consequência da mudança na forma de cobrança do ICMS sobre combustíveis que passou a valer em 1º de junho, lembrou Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.

"Nas próximas semanas, os consumidores podem observar mais aumentos nas bombas, já que há pressão vinda também do etanol anidro, que compõe 27% da mistura da gasolina comum", disse, em nota.

Segundo o indicador Cepea/Esalq, o preço do etanol anidro nas usinas produtoras de São Paulo (principal produtor do Brasil) teve aumento de 1,51% entre os dias 29 de maio e 2 de junho e de 0,99%, entre 5 e 9 de junho.

Já o preço médio do etanol hidratado (usado diretamente pelos veículos) caiu 0,12%, na quinta semana seguida de baixa, alcançando a média de 3,849 reais o litro. Segundo a Valecard, isso reflete o repasse gradual da redução do biocombustível nas usinas produtoras.

Nas usinas paulistas, os preços do hidratado recuaram 1,56% na última semana, conforme dados do Cepea/Esalq, após registrarem alta de 4,38% entre 22 de maio e 2 de junho.

Com os preços em queda, tornou-se vantajoso abastecer com o biocombustível nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

Por sua vez, o preço médio do diesel S-10, o tipo mais usado no Brasil, apresentou queda de 2,10% nos postos na segunda semana de junho em comparação com a semana anterior. No período, a média cobrada no país foi de 5,348 reais por litro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.