Preços

Opep+ dá poder a saudita para intervir no desenvolvimento do mercado de petróleo

Reuters, 05/09/2022
05/09/2022 14:19
Visualizações: 1522

Os membros da Opep+ confiaram ao seu presidente, ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman al-Saud, o poder de intervir para estabilizar o mercado de petróleo por meio da convocação de uma reunião a qualquer momento, se necessário, disse à Reuters uma fonte do Golfo com conhecimento no assunto.

A Opep e seus aliados liderados pela Rússia concordaram nesta segunda-feira com um pequeno corte na produção de petróleo visando elevar os preços que caíram devido aos temores de uma desaceleração econômica.

Em outubro, os produtores de petróleo reduzirão a produção em 100.000 barris por dia (bpd), equivalente a apenas 0,1% da demanda global.
O grupo também concordou em se reunir a qualquer momento para ajustar a produção antes da próxima reunião agendada para 5 de outubro.
A fonte disse à Reuters, porém, que essa flexibilidade vai além de outubro.
"Os membros confiaram que o presidente pode intervir sempre que necessário para trazer mais estabilidade e isso pode ser além de outubro até o final do acordo (Opep+)", disse a fonte.
Outra fonte da Opep disse que a decisão foi tomada para conter a volatilidade do mercado.
"Os movimentos de preços para cima e para baixo estão aumentando a preocupação", disse a fonte, acrescentando que o grupo não estava olhando para um determinado nível de preço em que se encontraria.
Os preços do petróleo subiam mais de 2 dólares o barril nesta segunda-feira.
Os futuros do Brent para entrega em novembro subiram para 95,65 dólares por barril, um ganho de 2,75%, às 13h46 (horário de Brasília). O petróleo WTI avançava 2,66%, para 89,21 dólares.
A decisão de segunda-feira representa apenas 0,1% da demanda global e essencialmente mantém o status quo, mas foi um importante declaração ao mercado, disse a fonte do Golfo.
"O corte de hoje é simbólico e é para enviar uma mensagem ao mercado que o grupo utilizará todas as ferramentas do seu kit para trazer estabilidade", disse a fonte do Golfo com conhecimento do assunto.
"A Opep+ está cautelosa com a volatilidade prolongada dos preços gerada pelo fraco sentimento macro, pouca liquidez e novos lockdowns na China, bem como a incerteza sobre um possível acordo EUA-Irã e esforços para criar um teto de preço ao petróleo russo", disse Matthew Holland, da Energy Aspects.
A Arábia Saudita, principal produtor da Opep, sinalizou no mês passado a possibilidade de cortes na produção para lidar com o que enxerga como quedas exageradas dos preços do petróleo.
Sinais do mercado físico, no entanto, sugerem que a oferta continua apertada e muitos Estados da Opep estão produzindo abaixo das metas, enquanto novas sanções ocidentais estão ameaçando as exportações russas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23