Internacional

Opep+ não deve mexer em política de petróleo na próxima reunião, dizem fontes

Reuters, 03/08/2023
03/08/2023 07:05
Visualizações: 1353

É improvável que a Opep+ ajuste sua atual política de produção de petróleo quando um comitê se reunir na sexta-feira, disseram seis fontes do grupo à Reuters, no momento em que a oferta mais restrita e a demanda resiliente impulsionam uma alta nos preços da commodity.

Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados liderados pela Rússia, conhecidos como Opep+, se reúnem em 4 de agosto. O Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto pode convocar uma reunião completa do grupo se necessário.

O petróleo Brent subiu para uma máxima de três meses esta semana acima de 85 dólares, com a oferta mais apertada e a demanda crescente superando a preocupação de que os aumentos das taxas de juros e a inflação persistente possam afetar o crescimento econômico.

Seis fontes da Opep+ disseram que o comitê provavelmente não fará nenhuma alteração na política existente durante a reunião online de sexta-feira. Uma delas citou o aumento do preço do petróleo como motivo para não tomar atitude.

A Opep e o Ministério de Energia da Arábia Saudita não responderam imediatamente aos pedidos de comentários na terça-feira.

Nos comentários mais recentes de um membro da Opep sobre o mercado, o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos disse à Reuters em 21 de julho que as ações atuais do grupo que inclui a Rússia eram suficientes por enquanto, e eles estavam "a apenas um telefonema" se outras medidas fossem necessárias.

O ministro dos Emirados Árabes Unidos faz parte do comitê, presidido pelo ministro da Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman.

Ainda assim, uma surpresa não pode ser descartada. O ministro saudita afirmou em julho que a Opep+ vai "continuar o esforço para surpreender os mercados". Em abril, vários membros do grupo anunciaram cortes pouco antes de uma reunião ministerial em que não esperada ação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.