Oriente Médio

Petróleo fecha quase estável com alta do dólar e tensões no Mar Vermelho

Reuters, 17/01/2024
17/01/2024 06:26
Visualizações: 1715

Os preços do petróleo fecharam quase estáveis nesta terça-feira, pressionados pelo salto do dólar para o maior nível em um mês, mas apoiados pelo nervosismo sobre os impactos da escalada das tensões no Oriente Médio na oferta de energia.

Os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos Estados Unidos fechou a 72,40 por barril, queda de 0,28 dólar, ou 0,4%, em relação ao fechamento de sexta-feira. Os mercados dos EUA ficaram fechados na segunda-feira devido a um feriado.

Os futuros de Brent, referência global, subiu 0,14 dólar, ou 0,2%, em relação ao fechamento de segunda-feira, para 78,29 dólares o barril. Na máxima da sessão, os futuros do Brent subiram um dólar por barril.

"Os preços do petróleo procuram uma direção", disse Rob Thummel, diretor-gerente da empresa de investimentos em energia Tortoise Capital.

Pesando sobre os preços, o dólar norte-americano atingiu a máxima de um mês, à medida que os investidores diminuíram as expectativas de um corte da taxa de juro pelo Federal Reserve em março. Um dólar mais forte prejudica a procura de petróleo denominado em dólares entre os compradores que utilizam outras moedas.

Os preços do petróleo foram apoiados pelos sinais de escalada das tensões no Oriente Médio, à medida que os militares dos EUA realizavam um novo ataque no Iêmen contra quatro mísseis balísticos anti-navio houthi.

Os ataques houthi ao transporte marítimo do Mar Vermelho têm perturbado o movimento global de mercadorias através da importante rota comercial.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23