Oriente Médio

Petróleo sobe 2% com conflito no Oriente Médio e parada de campo na Líbia

Reuters, 10/12/2024
10/01/2024 06:40
Visualizações: 1457

Os preços do petróleo subiram cerca de 2% nesta terça-feira, à medida que a crise no Oriente Médio e uma interrupção no fornecimento na Líbia reduziram as pesadas perdas do dia anterior.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,47 dólar, ou 1,9%, a 77,59 dólares por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos (WTI) encerrou com alta de 1,47 dólar, ou 2,1%, a 72,24 dólares.

Os preços obtiveram apoio de paralisação do campo petrolífero de Sharara, com capacidade de 300.000 barris por dia (bpd), na Líbia, um dos maiores, que tem sido alvo frequente de protestos políticos locais e mais amplos, e de tensões no Médio Oriente.

Os militares israelitas afirmaram que a sua luta contra o Hamas continuará ao longo de 2024, alimentando preocupações de que o conflito possa evoluir para uma crise regional que prejudique o fornecimento de petróleo.

Entretanto, algumas grandes companhias marítimas continuam a evitar o Mar Vermelho na sequência de ataques de militantes houthi, alinhados com o Irã, em resposta à guerra de Israel contra o Hamas. No entanto, o impacto nos movimentos dos petroleiros foi menor do que o esperado, segundo uma análise da Reuters.

"A alternativa mais atraente para (os petroleiros) neste momento é correr para os Estados Unidos, onde o petróleo é mais barato que o Brent", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

O Brent e o WTI registraram perdas de 3% e 4%, respectivamente, na segunda-feira, após cortes acentuados nos preços de venda oficiais (OSP) da Arábia Saudita, suscitando preocupações tanto na oferta como na procura.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23