Oriente Médio

Petróleo sobe 2% com conflito no Oriente Médio e parada de campo na Líbia

Reuters, 10/12/2024
10/01/2024 06:40
Visualizações: 1654

Os preços do petróleo subiram cerca de 2% nesta terça-feira, à medida que a crise no Oriente Médio e uma interrupção no fornecimento na Líbia reduziram as pesadas perdas do dia anterior.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,47 dólar, ou 1,9%, a 77,59 dólares por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos (WTI) encerrou com alta de 1,47 dólar, ou 2,1%, a 72,24 dólares.

Os preços obtiveram apoio de paralisação do campo petrolífero de Sharara, com capacidade de 300.000 barris por dia (bpd), na Líbia, um dos maiores, que tem sido alvo frequente de protestos políticos locais e mais amplos, e de tensões no Médio Oriente.

Os militares israelitas afirmaram que a sua luta contra o Hamas continuará ao longo de 2024, alimentando preocupações de que o conflito possa evoluir para uma crise regional que prejudique o fornecimento de petróleo.

Entretanto, algumas grandes companhias marítimas continuam a evitar o Mar Vermelho na sequência de ataques de militantes houthi, alinhados com o Irã, em resposta à guerra de Israel contra o Hamas. No entanto, o impacto nos movimentos dos petroleiros foi menor do que o esperado, segundo uma análise da Reuters.

"A alternativa mais atraente para (os petroleiros) neste momento é correr para os Estados Unidos, onde o petróleo é mais barato que o Brent", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

O Brent e o WTI registraram perdas de 3% e 4%, respectivamente, na segunda-feira, após cortes acentuados nos preços de venda oficiais (OSP) da Arábia Saudita, suscitando preocupações tanto na oferta como na procura.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25