Internacional

Regras de economia de combustível nos EUA são menos rigorosas que proposta original

Reuters, 10/06/2024
10/06/2024 09:10
Visualizações: 837

O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, finalizou nesta sexta-feira regras mais rígidas de economia de combustível para caminhões e veículos utilitários esportivos até 2031, mas o novo ordenamento não é tão rigoroso quanto as propostas inicialmente, informou uma agência federal.

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês) disse que as novas regras propostas resultarão em penalidades muito menores do que as originalmente propostas, uma vitória significativa para as montadoras de Detroit.

Os fabricantes de automóveis elogiaram as mudanças e os grupos ambientais as criticaram.

Em julho de 2023, a NHTSA propôs o aumento dos requisitos de economia média de combustível em 2% ao ano para carros e 4% ao ano para comerciais leves de 2027 a 2032.

Mas de acordo com a regra final, a NHTSA não exigirá nenhum aumento para comerciais leves em 2027 e 2028 e exigirá apenas incrementos de 2% de 2029 a 2031.

No ano passado, a NHTSA disse que sua proposta de aumentar os padrões de economia de combustível até 2032 custaria ao setor 14 bilhões de dólares em multas projetadas. Isso inclui 10,5 bilhões de dólares para as três grandes montadoras de Detroit: 6,5 bilhões para General Motors, 3 bilhões para Stellantis e 1 bilhão para Ford.

De acordo com a regra final, espera-se que o setor automotivo enfrente coletivamente um total de até US$ 1,83 bilhão em multas até 2031 - e pode ser tão pouco quanto nada - com base em vários modelos, disse o governo da NHTSA à Reuters.

Os fabricantes de automóveis compram créditos ou pagam multas se não conseguirem atender aos requisitos do conjunto de regras chamado pela sigla em inglês "Cafe". Em junho de 2023, a Reuters informou que Stellantis e GM pagaram um total de 363 milhões de dólares em multas do Cafe por não terem cumprido as exigências de economia de combustível dos EUA em modelos de anos anteriores.

A NHTSA disse que a regra aumentará a economia de combustível para cerca de 50,4 milhas por galão até 2031, de 29,1 mpg atualmente. No ano passado, a agência projetou que a regra aumentaria os requisitos para 58 mpg até 2032.

Essa é a terceira ação regulatória que o governo Biden tomou nos últimos meses que não restringiu as propostas regulatórias para veículos tanto quanto prometido. Ações anteriores incluíram novos cálculos de conformidade para veículos elétricos que eram menos rigorosos do que o proposto originalmente e regras de canos de escapamento que, em última análise, exigiriam que os fabricantes de automóveis fabricassem menos veículos elétricos do que haviam previsto originalmente.

John Bozzella, que dirige o grupo comercial Alliance for Automotive Innovation, que representa as principais montadoras, elogiou as revisões que reduzirão drasticamente as penalidades projetadas que seus membros temiam.

"Essas multas não teriam produzido nenhum benefício ambiental ou economia adicional de combustível e teriam desviado tolamente o capital das montadoras dos investimentos maciços exigidos pela transição para os veículos elétricos", disse Bozzella.

Dan Becker, diretor da Campanha de Transporte Seguro para o Clima do Centro de Diversidade Biológica, disse que a NHTSA "cedeu à pressão das montadoras" e afirmou que a "fraca regra final da agência desperdiça muita gasolina, expele muita poluição e cede o mercado de veículos limpos para as montadoras estrangeiras".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22