Pesquisa

Abastecer com álcool é vantajoso em 19 Estados e no DF

Agência Estado
30/06/2009 03:13
Visualizações: 1107
Levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com dados referentes à semana terminada no último sábado (dia 27), aponta que os preços médios do álcool combustível (etanol hidratado), utilizado nos veículos flex fuel e movidos a álcool, recuaram nos postos de 18 Estados brasileiros e no Distrito Federal em comparação com a semana anterior.


A cotação subiu em sete Estados (Acre, Bahia, Ceará, Paraíba, Rondônia, Sergipe e São Paulo) e permaneceu estável apenas em Roraima. Já as maiores quedas foram registradas no Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso e Maranhão.


Mesmo com a alta de 0,43% nos preços na última semana, São Paulo segue com o álcool combustível mais barato do País, cotado nos postos em médio a R$ 1,158. O Estado paulista é o maior produtor e consumidor do combustível no País.



Os dados da ANP apontam ainda que o álcool hidratado está competitivo no tanque dos carros flex fuel em 19 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. A gasolina segue vantajosa em seis Estados brasileiros. No Amazonas e no Piauí é indiferente o uso do álcool combustível ou da gasolina pelo consumidor.


Segundo o levantamento, os sete Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso (preço do etanol é 44,65% do preço da gasolina), São Paulo (49,36%), Paraná (54,72%), Goiás (57,96%), Pernambuco (61,01%), Tocantins (61,93%) e Mato Grosso do Sul (62,09%). Já a gasolina continua mais vantajosa em Roraima (preço do etanol é 80,13% do valor da gasolina), Pará (71,14%), Amapá (72,79%), Ceará (71,91%), Rio Grande do Norte (71,65%) e Acre (71,19%).
 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.