Energy Summit

ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras públicas para inovação com a Petrobras

Hubtec divulga resultados da parceria durante seminário no Cenpes e no Energy Summit 2026, após três anos de atuação em encomendas tecnológicas.

Redação TN Petróleo/Assessoria ABDI
24/06/2026 17:03
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras públicas para inovação com a Petrobras Imagem: Divulgação ABDI Visualizações: 107

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nos dias 22 e 23 de junho, no Rio de Janeiro, de agendas voltadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no setor de energia. As atividades marcaram o encerramento do contrato de assessoramento técnico prestado pelo Hubtec à Petrobras, com destaque para a redução do tempo médio de contratação de encomendas tecnológicas e para a consolidação de mais de 30 Encomendas Tecnológicas (ETECs) já assinadas pela estatal ao longo da parceria.

Na segunda (22), a Agência esteve presente no Seminário Conexões para Inovação – Impulsionando a Inovação pelo Lado da Demanda: o papel transformador e estratégico das Encomendas Tecnológicas, realizado no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), na Ilha do Fundão. Já na terça (23), o Hubtec, escritório de Compras Públicas para Inovação da ABDI, integrou a programação do Energy Summit 2026, na Marina da Glória, apresentando os resultados da parceria construída ao longo de mais de três anos de trabalho conjunto.

Promovido pela Petrobras em parceria com a ABDI, o Seminário Conexões para Inovação reuniu especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes do ecossistema de inovação para debater o papel estratégico das Encomendas Tecnológicas (ETECs) na solução de desafios complexos e no fortalecimento da capacidade tecnológica nacional.

A ABDI foi representada pelo gerente do Hubtec, André Rauen (foto), que apresentou palestras sobre compras públicas para inovação e sobre os resultados da parceria entre a Agência e a Petrobras na construção de capacidades institucionais para o uso das encomendas tecnológicas. "Estamos concluindo um ciclo de três anos de parceria com a Petrobras, período em que o Hubtec atuou para reduzir o tempo médio de contratação das encomendas tecnológicas, mantendo a segurança jurídica e a atratividade para o mercado", disse o gerente.

Segundo ele, a avaliação da Petrobras demonstra que esse trabalho contribuiu para fortalecer uma política de inovação estratégica para o setor de energia. "As encomendas tecnológicas são hoje o principal instrumento capaz de conectar desenvolvimento tecnológico à produção em escala, transformando desafios complexos em soluções reais para o país", afirmou Rauen.

Na Petrobras, o trabalho envolveu apoio metodológico, revisão de processos, capacitação de equipes e fortalecimento da governança para contratação de soluções inovadoras voltadas a desafios estratégicos da companhia.

Ao fazer um balanço dos avanços na adoção de instrumentos de compras públicas para inovação, a gerente do Programa Conexões para Inovação da Petrobras, Andrea Pontual, destacou a parceria com a ABDI e o crescimento do uso das ETECs como ferramenta para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

"Tivemos dois dias de discussões e a gente fica muito feliz com os avanços alcançados. Hoje, temos mais de 30 ETECs assinadas e, em parceria com a ABDI, estamos trabalhando em melhorias contínuas nesse processo de contratação. Isso garante que vamos avançar no uso desse instrumento e percorrer toda a trilha de desenvolvimento, desde a pesquisa até o fornecimento final, que é a inovação", afirmou.

Criado pela ABDI, o Hubtec apoia órgãos públicos e empresas estatais na utilização de instrumentos de Compras Públicas para Inovação, especialmente as ETECs e Contratos Públicos para Solução Inovadora (CPSI).

O Seminário Conexões para Inovação reuniu representantes da Petrobras, ABDI, Fiocruz, Tribunal de Contas da União (TCU), universidades, centros de pesquisa e empresas do ecossistema de inovação. Entre os participantes estiveram Lilian Melo (Petrobras), Andrea Pontual (Petrobras), Silvania Iacovino Dantas (Fiocruz) e Luís Henrique Raja (TCU).

Já o painel promovido pela ABDI no Energy Summit 2026 contou com a participação de Julio Leite (Cenpes/Petrobras) e Luís Henrique Raja (TCU), além de especialistas, representantes do setor de energia e agentes do ecossistema de inovação para discutir os avanços e desafios das encomendas tecnológicas no Brasil.

Pelo time do Hubtec, além de André Rauen, estiveram presentes as gestoras de projetos da Agência Bruna de Castro e Gláucia Mendes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25