Gás Natural

Abegás apresenta cinco propostas para desenvolver o setor de gás natural no Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
25/07/2023 14:39
Abegás apresenta cinco propostas para desenvolver o setor de gás natural no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 2854

Dia 20 de junho, em assembleia geral de associados, a Abegás apresentou ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, uma pauta com cinco propostas determinantes para o desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil:

  1. Corredores Azuis/Corredores sustentáveis em modais de transporte de carga e modais municipais para ônibus;
  2. Aumento da oferta do gás nacional para que o país possa ter melhor condição comercial e melhor competitividade para a indústria nacional;
  3. Viabilizar a exploração e produção da margem equatorial, cumprindo o compromisso social de desenvolvimento, emprego e renda para a população mais pobre, totalmente em linha com o programa do governo federal (Gás para empregar);
  4. Ampliação das infraestruturas de escoamento da produção, estação de tratamento de gás natural (UPGN) e gasodutos de transporte; e
  5. Viabilização de gás natural para a indústria química, petroquímica e fertilizantes.

O encontro com o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, aconteceu na quinta (20), no Novotel Salvador Hangar Aeroporto, em Salvador. Também participaram quatro secretários de Estado da Bahia: Afonso Florence (Casa Civil), Ângelo Almeida (Secretário de Desenvolvimento Econômico), Davidson Magalhães (Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Sérgio Brito (Secretário de Infraestrutura).

Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da Abegás, o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza (foto), a audiência com o Governador representa um marco para a história da Associação. “A receptividade do Governador com os pleitos apresentados pela Abegás foi positiva e correspondeu às nossas expectativas, principalmente no que tange à importância do gás natural como matéria-prima e para a revitalização da indústria de fertilizantes. O Governador mostrou entusiasmo com o projeto dos corredores sustentáveis e se comprometeu a levar ao Governo Federal, através dos ministros e do Consórcio dos Governadores do Nordeste, toda essa pauta”, afirmou.

Para o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, o apoio do Governador da Bahia é fundamental. “Jerônimo Rodrigues é uma das mais importantes lideranças regionais de um estado que tem muita importância econômica que é chave para o mercado de gás brasileiro. Seu poder de articulação com o governo federal também representa um grande impulso para a construção de uma agenda estratégica de crescimento econômico e social. O Brasil precisa gerar renda e empregos e o setor de gás canalizado tem muito a colaborar. Precisamos de políticas públicas para evoluir rapidamente com a construção de infraestrutura e o crescimento da oferta nacional, garantindo a segurança energética e ganhos ambientais”.

Antes do encontro com o Governador, a Abegás realizou ainda sua 53ª Reunião do seu Conselho de Administração. Na ocasião, os participantes se reuniram para discutir temas como o mercado de gás natural brasileiro, os esforços desenvolvidos pelas distribuidoras e os recentes avanços regulatórios.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde e Bem-estar
A epidemia da solidão: tanta conexão, por que as pessoas...
03/11/26
Desenvolvimento de carreira
Estamos preparando talentos na velocidade da transição?
03/11/26
Saúde e Bem-estar
Treinos online de até 15 minutos com Carol Borba ganham ...
30/10/26
Saúde e Bem - Estar
Essity conquista medalha Platina da EcoVadis
30/10/26
Oceanos
Parque acompanha início do projeto Mergulho nas Águas Pr...
30/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Saúde e Bem-estar
Ecossistema de bem-estar aposta no tênis para fortalecer...
26/10/26
Cidadania
Itália discute regras mais rígidas para naturalização e ...
26/10/26
Saúde Mental
Projete reúne escolas e especialistas para discutir saúd...
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Capacitação Profissional
Qualificação profissional impulsiona empreendedorismo e ...
23/10/26
Inovação Tecnológica
140ª Feira de Cantão: Inovação verde impulsiona a contri...
21/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Saúde e Bem-estar
O peso de resolver tudo
20/10/26
Novos Investimentos
Appian Capital Brazil lança Projeto Raízes e investe na ...
19/10/26
Saúde e Bem-estar
Novo hub de conteúdo reúne informações essenciais sobre ...
19/10/26
Saúde e Bem-estar
Promoção leva dois corredores à Maratona de Tóquio 2027 ...
19/10/26
Investimento
EDP e IFC reforçam parceria para ampliar o acesso à ener...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.