Gás natural

Abertura do mercado de gás natural avança no estado de Rondônia

Projeto lançado pelo ministro Bento Albuquerque, abre portas para a indústria local e beneficia a população com perspectiva de que o estado passe a contar com a disponibilidade de mais esse energético.

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
28/01/2022 09:55
Abertura do mercado de gás natural avança no estado de Rondônia Imagem: Bruno Spada/MME Visualizações: 871 (0) (0) (0) (0)

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou nesta quinta-feira (27/01), em Porto Velho (RO), do lançamento do programa de abertura do mercado de gás natural de Rondônia. A medida deve alavancar a exploração do gás natural na região amazônica, beneficiando não só a indústria local, mas também toda população, que poderá ter acesso a mais esse combustível para uso veicular, residencial ou comercial. O aumento da produção também pode contribuir para a redução do preço do gás de cozinha.

Estiveram presentes à solenidade, realizada na sede do governo estadual, o governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha, secretários estaduais, parlamentares estaduais e federais, diretores do Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes de empresas ligadas ao setor de petróleo e gás natural, entre outras autoridades.

Bento Albuquerque destacou a celebração do novo marco legal, que trará novas empresas e agentes para Rondônia. “Até o ano passado só tínhamos uma única empresa, a Petrobras. Hoje, temos sete”, enfatizou, citando como exemplo a região do Azulão, no Amazonas, onde há 20 anos foi descoberto gás natural pela Petrobras. “Com a abertura do mercado de gás natural, 20 anos depois, esse campo já está em produção. E é o mesmo que irá ocorrer com o potencial de gás que existe na Bacia do Solimões e do Amazonas, beneficiando, certamente, o estado de Rondônia”, afirmou o ministro.

O governador Marcos Rocha destacou a importância da parceria do governo estadual com o MME. “Vimos a possibilidade e mudamos a legislação graças às ações também do Governo Federal, que quebrou monopólios. Já no final de 2021, tivemos a vinda de empresas e várias outras estão ingressando no nosso estado. Rondônia nunca mais será a mesma. O nosso estado será cada vez mais forte. E, fortalecendo o estado, estaremos fortalecendo o país”, enfatizou o governador.

“A projeção é de que essas empresas que vieram para Rondônia possam ter grandes possibilidades”, acrescentou o ministro, que também ressaltou a importância de um ambiente legal e regulatório para que o Brasil possa efetivamente possuir um ambiente de negócios atrativo para investimentos. “O monopólio não é bom e não cabe no Brasil. Novos agentes são fundamentais para a produção do gás natural, que cresce a cada ano. Isso comprova o engajamento entre o setor público e privado, em todas as esferas”, completou o ministro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22