PD&I

ABESPetro propõe à ANP ampliação de acesso a recursos de petroleiras para pesquisa

Reuters, 19/09/2018
19/09/2018 18:32
Visualizações: 1149

Institucional

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro) apresentou à agência reguladora ANP propostas para simplificar o direcionamento de investimentos obrigatórios de petroleiras em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), em busca de ampliar o acesso a recursos e agilizar projetos.

Petroleiras são obrigadas a investir percentuais de sua receita em PD&I no Brasil por meio de uma cláusula presente em contratos de exploração e produção, que já permitiu investimentos acumulados de 14,28 bilhões de reais de 1998 até o segundo trimestre de 2018, segundo a ANP.

Os recursos tendem a crescer com o desenvolvimento do pré-sal, e a própria ANP já está preparando ajustes para simplificar o atual regulamento, segundo informou anteriormente a agência.

Dentre as propostas da ABESPetro, elaboradas com o escritório Trench Rossi Watanabe, a associação sugeriu à ANP a eliminação da etapa de aprovação de projetos, hoje realizada pela autarquia, em busca de reduzir incertezas, disse à Reuters o diretor da ABESPetro, Telmo Ghiorzi.

"A gente está sugerindo que todos eles são em princípio aprovados automaticamente. Todo projeto é bem-vindo desde que, no fim do projeto, haja parecer de terceira parte, uma auditoria independente, que vai verificar e confirmar que os gastos naquele projeto estão de acordo com a regra", afirmou Ghiorzi.

Outra alteração sugerida, segundo Ghiorzi, seria ampliar o perfil das instituições que podem se credenciar para receber os recursos.

Ele destacou que há uma parcela dos recursos que necessariamente deve ser direcionada para universidades e a ABESPetro sugere que empresas possam também se credenciar para ter acesso.

"Tirando essa restrição a gente abre mais hipóteses e reduz subjetividades", afirmou.

Ghiorzi ressaltou que a chamada cláusula de PD&I, que determina os percentuais da receita das petroleiras que devem ser investidos em PD&I, é uma grande estimuladora de inovação e crescimento econômico e que seu aprimoramento é essencial para o desenvolvimento da indústria.

"Se a regra sofrer alterações, que não são nada radicais, a gente pode sonhar, almejar, aspirar tornar o Brasil em uma referência mundial na produção de petróleo offshore", disse Ghiorzi, em entrevista à Reuters.

Com a proposta, que será apresentada nesta quarta-feira na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a ABESPetro levanta uma discussão que já está ocorrendo atualmente dentro da ANP.

A agência reiterou à Reuters em nota que está preparando ajustes nas regras de PD&I, com o objetivo de "desengessar o regulamento, aumentar o grau de liberdade das empresa e reduzir a burocracia".

"A revisão do regulamento está em andamento e cumprindo trâmites internos para que seja encaminhada para consulta e audiência públicas", afirmou, sem entrar em detalhes sobre a nova minuta que será publicada ou o prazo para isso acontecer.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.