Estratégia

ABMP defende cidades portuárias

<P>A Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP) vai defender a prioridade de instalação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) em regiões metropolitanas que possuem portos. A estratégia será lançada no congresso da entidade, em maio, em Santos. </P><P><BR>De acordo com ...

A Tribuna - SP
01/04/2009 21:00
Visualizações: 921

A Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP) vai defender a prioridade de instalação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) em regiões metropolitanas que possuem portos. A estratégia será lançada no congresso da entidade, em maio, em Santos.


De acordo com o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos da Prefeitura de Santos, Sérgio Aquino, integrante da ABMP, a entidade tem posição fechada na defesa de que as ZPEs sejam instaladas prioritariamente em cidades de regiões portuárias. Segundo ele, a ideia é que, no congresso, que se realizará na Cidade, nos dias 11 e 12 de maio próximos, a posição seja trabalhada junto ao Conselho de ZPE.

Aquino destacou que a defesa da prioridade para as regiões portuárias se dará também porque a logística e a infraestrutura já existem nesses locais. E tem que haver uma reciprocidade do País para as cidades portuárias, porque quando houve necessidade de mudar a legislação portuária, para haver a modernização do setor, ninguém buscou ações para reparar os prejuízos econômicos que aconteceram.

O secretário de Assuntos Portuários de Santos também lançou o Município como candidato à uma ZPE. Ele sugeriu, porém, que haja a autorização para uma ZPE metropolitana, abrigando os projetos já lançados e previstos nas cidades da Baixada Santista.

Apesar da estratégia, Aquino afirmou que Santos tem seus projetos particulares. Para ele, a zona retroportuária da Cidade ­ já implantada ­ pode ser transformada em uma zona de processamento. A Prefeitura de Santos também tem planos para transformar parte da Área Continental em ZPE. O interesse é específico sobre a retroárea do projeto Barnabé-Bagres.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23