Rio Grande do Sul

Ação política tenta manter a P-57 no Estado

<P>Após a suspensão da licitação da plataforma P-57 da Petrobras, divulgada um dia após o anúncio da construção do empreendimento pelo Consórcio Atlântico Sul, liderado pela Queiroz Galvão, começa a movimentação política para que o Estado não perca o investimento. No dia 27 de dezemb...

Jornal do Commercio - PoA
04/01/2007 00:00
Visualizações: 753 (0) (0) (0) (0)

Após a suspensão da licitação da plataforma P-57 da Petrobras, divulgada um dia após o anúncio da construção do empreendimento pelo Consórcio Atlântico Sul, liderado pela Queiroz Galvão, começa a movimentação política para que o Estado não perca o investimento. No dia 27 de dezembro, o diretor-regional de operações da Queiroz Galvão, Mario Lúcio Guimarães, anunciou ao ex-governador Germano Rigotto, que parte do projeto seria realizado em Rio Grande. No dia seguinte, a surpresa: um executivo da Petrobras informava que a licitação estava cancelada, mesmo tendo o Consórcio Atlântico Sul apresentado o menor preço na disputa pela construção. Conforme a assessoria de imprensa da Petrobras, a estatal julgou o preço (US$ 1,8 bilhão) elevado demais e resolveu suspender a licitação.

Segundo fontes do setor, o custo economicamente viável para a construção da P-57 seria algo como do US$ 1 bilhão. A Petrobras não estipulou uma data para uma nova licitação e nem decidiu se poderá haver a entrada de novos participantes na disputa. Vamos aguardar os passos da Petrobras para dar o nosso. A Petrobras é a dona da situação, afirma o diretor- regional de operações da Queiroz Galvão, Mario Lúcio Guimarães.

O executivo manifesta que tomou conhecimento da suspensão da licitação um dia após ter participado da solenidade no Palácio Piratini. A empresa não revela se em uma eventual nova licitação mudará seu projeto quanto a valores ou outros pontos. Levando-se em conta o histórico da Petrobras, a suspensão do processo licitatório não pode ser considerada surpreendente, desabafa Guimarães.

O presidente da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, João Nelson Espíndola Touguinha, se diz surpreendido e apreensivo com a situação. A construção da plataforma em Rio Grande atrairia várias empresas e propiciaria a geração de empregos, salienta. Ele acredita que será necessária uma articulação política para minimizar o perigo de o Estado perder o investimento. O dirigente manifesta preocupação com a troca de governo, devido ao fato de os novos secretários não terem acompanhado as negociações desde o início.

A coordenadora da Comissão para Instalação do Pólo Naval na Região Sul, deputada estadual Miriam Marroni (PT), deverá se encontrar na próxima semana com executivos da Petrobras para discutir a licitação. A reunião deverá ser realizada com o diretor de Engenharia da Petrobras, Renato Duque, que foi quem tornou público o cancelamento da licitação. Miriam argumenta que quanto maior for a espera por uma solução, pior será para Rio Grande. A deputada salienta que o fator técnico e a infra-estrutura são pontos importantes dentro do processo licitatório, mas admite que a movimentação política é fundamental. Como ocorreu com a licitação do dique seco, vamos ressaltar o argumento do presidente Lula de que é importante descentralizar investimentos e distribuir renda.

A P-57 terá capacidade para produzir 180 mil barris diários de petróleo no campo de Jubarte, na bacia de Campos. Pelo cronograma atual, ainda mantido pela Petrobras, a plataforma está prevista para entrar em operação em 2010. Outra licitação em andamento é da P-55.

Fonte: Jornal do Commercio - PoA

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.