Hidrogênio Verde

Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de hidrogênio verde do Brasil

Localizado em São Gonçalo do Amarante, Pecém é destaque na movimentação de cargas, sustentabilidade e projetos de produção de energia limpa.

Redação TN Petróleo/Assessoria Complexo de Pecém
18/09/2025 12:08
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de hidrogênio verde do Brasil Imagem: Vosmar Rosa/Divulgação Visualizações: 1187

O Nordeste brasileiro é famoso pelas suas belezas naturais e por atrair milhares de turistas todos os meses para aproveitar o sol, as praias, a culinária e a cultura nordestina. Para além de destino turístico, a região também é conhecida pela liderança na geração de energia limpa e na produção do hidrogênio verde. Pensando nisso, a equipe do #MPorPeloBrasil foi conhecer de perto o Complexo do Pecém, no Ceará, um dos pólos de produção de energia limpa na região.

Localizado em São Gonçalo do Amarante, cerca de 50 quilômetros da capital Fortaleza, Pecém é destaque na movimentação de cargas, sustentabilidade e projetos de produção de energia limpa. O complexo também está em fase de elaboração de projetos de produção de hidrogênio verde, um combustível obtido a partir da eletrólise da água, processo que utiliza energia de fontes renováveis, como a solar e a eólica, para separar o hidrogênio do oxigênio.

Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém, explica que é um grande projeto para o futuro. "Que posiciona o Ceará como um líder global na produção de combustíveis limpos", disse. Ele destacou os investimentos em energia renovável, como a parceria com a Casa dos Ventos, uma empresa brasileira que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis.

O presidente também falou sobre planos futuros, incluindo a construção do maior data center da América Latina, com o objetivo de atrair grandes empresas de tecnologia para o Brasil. Além disso, está em andamento a instalação de uma planta de amônia verde, que usará o vento e o sol para produzir hidrogênio verde e transformá-lo em um combustível sustentável, visando contribuir para a descarbonização de outros continentes.

Max Quintino citou ainda o plano de expansão para o complexo portuário, que inclui a ampliação do píer 2, a ampliação dos corredores de utilidades, a implantação do berço 11 e de um berço de acostagem para a movimentação de grandes cargas e projetos, bem como insumos para a cadeia produtiva de H2V.

Destaques
A movimentação de cargas no Complexo do Pecém segue em crescimento contínuo. No ano passado, foram movimentadas 23 milhões de toneladas, e a expectativa se mantém para 2025, com destaque para o aumento no fluxo de contêineres e de granéis sólidos.

A cabotagem, ou seja, o transporte entre portos brasileiros, também cresce continuamente. Devido à riqueza da agricultura nacional, Pecém se firmou como um importante hub de distribuição de frutas frescas (melão, uva e manga) produzidas no Ceará e no Vale do São Francisco, que são transportadas para todo o país e também para portos no exterior.

Além disso, o porto se destaca pela exportação de minério de ferro, ferro e aço. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou o empenho do governo brasileiro em investir em infraestrutura portuária, como em dragagens que permitem a atracação de navios maiores. "São mais produtos que podem ser movimentados e a economia sendo impulsionada. São empregos sendo gerados e a população com mais dinheiro para aproveitar a família", disse.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.