Refinaria

Acelen moderniza e amplia segurança do tratamento de água na Refinaria de Mataripe

Empresa substitui cilindros de cloro a gás, um produto perigoso, por alternativa segura na forma de pastilha, em linha com as melhores práticas de segurança na indústria

Redação TN Petróleo/Assessoria
09/03/2023 12:56
Acelen moderniza e amplia segurança do tratamento de água na Refinaria de Mataripe Imagem: Saulo Kainuma Visualizações: 1882

Ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, na Bahia, uma das prioridades da Acelen foi promover um conjunto de melhorias para eliminar ou mitigar riscos relacionados à segurança operacional, tanto de processo como de pessoas, nas unidades industriais da refinaria. Importante medida nesta direção foi a adoção de produto para cloração de água na forma de pastilhas, em linha com as melhores práticas da indústria, em substituição ao uso de cloro gasoso, um produto perigoso. O projeto, que teve seis meses de duração, terminou em dezembro do ano passado.

O uso de cilindro de cloro a gás oferecia um maior risco de acidentes pessoais devido à possibilidade de vazamentos com formação de nuvens tóxicas. Por isso, foi adotado o produto na forma de pastilha, que elimina por completo o risco de acidentes, além de melhorar a qualidade do recurso hídrico usado pela refinaria. Para a substituição do produto, cinco sistemas de tratamento de água foram readequados, como, por exemplo, as unidades de tratamento de água e torres de resfriamento das unidades operacionais.

"Quando chegamos na refinaria, nosso objetivo foi evoluir e transformá-la em uma referência no país. Para isso, avaliamos vários processos e logo buscamos soluções mais modernas, eficientes, de menor custo e sem riscos à saúde das pessoas que trabalham na refinaria, explica o vice-presidente de Operações da companhia, Celso Ferreira.

A medida integra o plano de modernização colocado em prática pela Acelen, que segue os mais rigorosos protocolos internacionais de segurança, com o objetivo de garantir e preservar a qualidade das operações. Também se une a uma série de iniciativas voltadas à redução de riscos potenciais da refinaria, a partir de novos investimentos, inclusive em tecnologia, como parte do compromisso da empresa com os aspectos ESG.

Além dos investimentos na mitigação de riscos de segurança operacional, a Acelen destinou R$ 60 milhões para equipamentos de preservação ambiental no primeiro ano de gestão da refinaria. Como resultado, houve redução de emissão de particulados na operação e da geração de gases de efeito estufa, menor consumo de gás natural, contribuindo para melhorar a qualidade do ar. Também foi reduzida a emissão de enxofre na atmosfera e registrada melhor eficiência hídrica, com menor consumo de água e geração de efluentes nas operações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23