iBEM26

Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protagonismo na transição energética

Dandara Amorim/GOVBA
27/03/2026 10:30
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protagonismo na transição energética Imagem: Joá Souza/GOVBA Visualizações: 1226

A Bahia deu mais um passo na consolidação de sua agenda de transição energética ao apresentar, nesta quarta-feira (25), os avanços e o potencial do estado na área de bioenergia, durante o International Brazil Energy Meeting (iBEM), realizado no Centro de Convenções de Salvador. Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues participou do lançamento do Atlas Bioenergia Bahia e assinou o decreto nº 14.880/2025, que institui o Programa Estadual de Transição Energética do Estado (PROTENER).

Realizado de terça-feira (24) a quinta-feira (26 ), o iBEM reúne especialistas, gestores públicos e investidores para discutir soluções voltadas a uma matriz energética mais sustentável. Ao sediar o encontro, a Bahia amplia sua inserção no debate internacional e consolida sua posição de liderança nacional na geração de energia eólica e solar.

Durante a agenda, o governador destacou a importância da regulamentação para fortalecer o ambiente de negócios e atrair novos investimentos. “Estamos estabelecendo regras claras para a produção de energia e consolidando a Bahia como referência em uma matriz diversificada, que inclui fontes eólica, solar e de biomassa”, afirmou.

O momento é favorável para o avanço das energias renováveis no país. Dados do Balanço Energético Nacional (BEN) 2025 indicam que as fontes eólica e solar já respondem por 23,7% da geração de eletricidade no Brasil. O número evidencia o crescimento consistente dessas matrizes na composição energética nacional.

Na avaliação do secretário de Infraestrutura do Estado, Saulo Pontes, o lançamento do Atlas representa um marco estratégico. “A Bahia dá um grande passo ao estruturar informações que permitem direcionar investimentos com mais precisão e abrir novas fronteiras na produção de energia limpa”, destacou.

A relevância da participação baiana no iBEM também se evidencia com a apresentação do Atlas Bioenergia, iniciativa que mapeia o potencial de geração de energia a partir da biomassa em diferentes regiões do estado. Desenvolvido em parceria com instituições de pesquisa, o estudo vai orientar políticas públicas e impulsionar investimentos em biogás e biometano.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, o avanço posiciona a Bahia de forma competitiva no cenário nacional e internacional. “Estamos nos antecipando às demandas do futuro ao investir em conhecimento e planejamento. Isso nos permite atrair empreendimentos, gerar renda e promover um desenvolvimento econômico sustentável para a população baiana”, afirmou.

O Atlas identifica regiões com maior vocação para a produção de biomassa, como o Oeste baiano, impulsionado pela atividade agrícola, e o Extremo Sul, com potencial associado à indústria de celulose. O estudo também incorpora novas culturas, como a macaúba e o agave, ampliando as possibilidades de diversificação da matriz energética. “Com o Atlas, passamos a contar com um mapeamento detalhado do potencial energético por território, o que traz mais segurança para investidores e contribui para o desenvolvimento do estado”, concluiu Jerônimo Rodrigues.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
BOGE 2026
Benel marca presença no Bahia Oil & Gas Energy e anuncia...
29/05/26
Investimentos
Petrobras anuncia aportes de mais de R$ 70 bilhões em Se...
29/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
29/05/26
PPSA
PPSA publica Relato Integrado e Carta Anual
29/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
29/05/26
BOGE 2026
PetroReconcavo discute futuro de Óleo e Gás na Bahia Oil...
29/05/26
BOGE 2026
Lumina Group marca presença na Bahia Oil & Gas Energy 20...
29/05/26
Gás Natural
Naturgy destaca importância do gás natural na matriz ene...
29/05/26
IBP
Manifesto em defesa da regulação adequada na valoração d...
29/05/26
BOGE 2026
Bahia reúne indústria, inovação e negócios na abertura d...
28/05/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Royalties
Valores referentes à produção de março para contratos de...
28/05/26
BOGE 2026
Expansão do óleo e gás amplia demanda por hubs de transf...
28/05/26
Combustíveis
ANP participa da "Operação Fluxo Oculto" para combater d...
28/05/26
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25