Rio Oil & Gas 2010

Acordos tecnológicos atraem empresas para o Brasil

Os desafios do pré-sal fizeram a Petrobras tomar uma decisão histórica para o país: convocar os seus parceiros a trazer suas instalações para o Brasil. Durante o painel “A influência do pré-sal para a pesquisa e desenvolvimento no Brasi

Redação
16/09/2010 07:06
Visualizações: 865
Os desafios do pré-sal fizeram a Petrobras tomar uma decisão histórica para o país: convocar os seus parceiros a trazer suas instalações para o Brasil. Durante o painel “A influência do pré-sal para a pesquisa e desenvolvimento no Brasil”, na Rio Oil & Gas, o presidente da Schlumberger na América Latina, Hatem Soliman, afirmou que, até o final deste ano, a empresa vai inaugurar o seu Centro Tecnológico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o segundo da empresa no país, que já tem um em operação no município de Macaé (RJ). Ele aprova a iniciativa da Petrobras de incentivar os acordos tecnológicos entre as petroleiras, fornecedores e universidades. Só em 2010, a Schlumberger investiu mais de 70 milhões de dólares no Centro Tecnológico da UFRJ. Hoje, dos 110 mil colaboradores da companhia em todo o mundo, 3 mil trabalham no Brasil.


A integração entre os centros de pesquisa, parceiros e a Petrobras também foi comemorada pelo gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu Fraga. “Nesse momento, essa parceria precisa ser aprimorada porque a estrutura do pré-sal requer maior musculatura e, principalmente, mais cérebros”, destacou.


Na mesma linha, o vice-presidente de Tecnologia e Engenharia da FMC Technologies do Brasil, Paulo Augusto Couto Filho, afirmou que “a tecnologia é que fará a diferença para o país no pré-sal. A FMC está construindo um centro de tecnologia na UFRJ que será inaugurado no primeiro semestre de 2011.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.