A AES Tietê, braço de geração do Grupo AES Brasil, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), está desenvolvendo um projeto de pesquisa e desenvolvimento que visa à otimização do uso de água na geração de energia elétrica em suas usinas. A empresa já investiu cerca de R$ 805 mil no projeto, que teve início em julho de 2010.
A iniciativa prevê o desenvolvimento de um software, chamado Otimizador Hidráulico, que irá combinar, em tempo real, o planejamento da operação da AES Tietê aos recursos necessários para geração de energia, como índice pluviométrico e nível e vazão dos reservatórios, resultando em economia de água e redução no desgaste dos equipamentos.
A originalidade do programa é tratar de forma integrada os principais componentes de um sistema hidroelétrico, como por exemplo, a vazão da água necessária para um determinado volume de geração, combinada ao número ideal de turbinas que devem permanecer em operação, conectadas ao sistema elétrico para gerar a mesma quantidade de energia elétrica com um menor consumo de água.
Com a aplicação do novo sistema, além de maior facilidade e agilidade no acesso aos dados de cada usina e na tomada de decisão, a ferramenta possibilitará baixar custos de manutenção e aumentar a disponibilidade das unidades geradoras.
Segundo o gerente do projeto na AES Tietê, Caio Vilas Boas, o Otimizador Hidráulico é um software inédito no setor elétrico que prioriza a eficiência da geração. “A AES Tietê vem investindo constantemente em novas tecnologias para modernizar suas usinas, garantindo maior rendimento dos equipamentos com resultados positivos ao meio ambiente”.