Startups

Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na primeira edição do NAVE ANP

Assessoria ANP
22/04/2025 07:03
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na primeira edição do NAVE ANP Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 2420

A Comissão de Avaliação, formada por representantes da indústria e da ANP, concluiu o trabalho de avaliação das propostas submetidas na primeira edição do NAVE, Programa ANP de Empreendedorismo, que é voltado para startups. Foram validadas 261 do total de 331 inscrições, de 204 empresas localizadas em 18 estados, nas cinco regiões brasileiras. Ao todo, 85% dos desafios – 57 dos 67 previstos – receberam propostas.

Estão publicadas no site da Agência as notas das 204 inscritas: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/tecnologia-meio-ambiente/nave-1.

O prazo para interposição de recursos pelas empresas é de 20 dias corridos e o resultado final será publicado em maio de 2025.

Os recursos para o desenvolvimento do programa são aportados por empresas de energia, atendendo à cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) existente nos contratos para exploração e produção de petróleo e/ou gás natural no Brasil. A cláusula prevê a aplicação, em PD&I, de percentual da receita bruta de campos com grande produção de petróleo e/ou gás natural, segundo condições específicas de cada modalidade de contrato.

O NAVE tem como objetivos: fomentar startups e novos modelos de negócios, estimular o empreendedorismo, promover a inovação para desafios comuns do setor de energia, incentivar empresas da cadeia fornecedora, desenvolver tecnologia em temas prioritários e induzir a cooperação entre ICTs e startups. As oito empresas de energia participantes da primeira edição do NAVE são: Petrogal Brasil, TotalEnergies, China National Petroleum Corporation (CNPC), Shell, ExxonMobil, Equinor, Repsol Sinopec e Petrobras.

O NAVE está previsto como um programa de empreendedorismo na Resolução ANP nº 918/2023. O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) é o gestor administrativo e financeiro do programa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.