Pecém

Água das térmicas pode ter subsídios

As termelétricas Energia Pecém I e MPX Pecém II, em construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), poderão ter desconto de 50% sobre o valor da tarifa de água, de suas respectivas categorias, concedido pela Companhia de G

Diário do Nordeste
28/04/2011 07:54
Visualizações: 388
As termelétricas Energia Pecém I e MPX Pecém II, em construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), poderão ter desconto de 50% sobre o valor da tarifa de água, de suas respectivas categorias, concedido pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Na última terça-feira, 26, o Governo do Estado enviou a mensagem de nº 7.247 à Assembleia Legislativa (AL) solicitando o subsídio para os empreendimentos. "Será um incentivo às térmicas, que vão produzir cerca de 90% da energia gerada no Ceará", afirmou o deputado estadual Antônio Carlos (PT), líder do Governo na AL.
 

O texto estabelece ainda que as empresas serão obrigadas, a partir de 1º de janeiro de 2012, a pagar o valor referente a um consumo mínimo anual de 7,2 milhões de metros cúbicos de água, dividido em 12 parcelas, caso o volume medido seja inferior a esse montante.
 
 
Para o deputado, a medida é justa, em virtude do avanço econômico e social que o complexo trará para o Ceará. "Estamos contribuindo para a formação de uma nova estrutura social. O complexo ainda nem foi inaugurado, mas já vem gerando emprego e renda para muitos", disse Antônio Carlos. Segundo ele, a votação em plenário da mensagem de nº 7.247 deve ficar somente para a próxima semana, posto que não possui regime de urgência.
 

A Porto do Pecém Geração de Energia S/A, ou Energia Pecém I, é uma termelétrica fruto da parceria do grupo português EDP com a MPX, de Eike Batista. Até o momento, o empreendimento está com cerca de 91% do projeto e 65% da obra concluídos, e a expectativa é de que a primeira turbina comece a operar em setembro deste ano, e a segunda em novembro. Já a MPX Pecém II deve funcionar somente no ano que vem.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23