Porto de Itajaí

Ainda nesse mês começa operar o quarto berço de atracação

Infraroi, 08/03/2019
08/03/2019 11:15
Ainda nesse mês começa operar o quarto berço de atracação Imagem: Duna Filmes, APM Terminals Itajaí Visualizações: 530

O Porto de Itajaí está recuperando suas operações e a auto-estima de infraestrutura. O quarto cais, que é público, será entregue ainda em março e deve ampliar o berço de atracação para 1.047,30 metros de comprimento. A obra reforça a importância da instalação para Santa Catarina – hoje o porto responde por mais de 60% da balança comercial estadual (e por 4% da nacional).

Na avaliação da administração do Porto de Itajaí, ele “voltará as suas origens com picos de movimentação portuária intensa permitindo mais escalas de atracações de até navios maiores e operações mais ágeis e seguras”. Um reflexo da retomada é a recente ocupação – simultânea – dos três berços operacionais. O fato aconteceu em 28 de fevereiro último e foi um marco, pois há cinco anos isso não acontecia.

Institucional

“Os anos 2015 e 2016 foram anos muitos difíceis para o Porto de Itajaí, onde perdemos nossas linhas para outros terminais e outros portos de Santa Catarina”, diz Marcelo Werner Salles, superintendente da instalação. “Isso teve seus reflexos financeiros, tanto para o Porto quanto para a mão de obra, e desde que se retornou à possibilidade de trazer novas linhas que coincidiram com o término dos berços, essa condição de ter três navios full container atracados simultaneamente é muito importante”, complementa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
Logística
Porto do Rio de Janeiro passa a receber navios de até 36...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
17/05/26
Mulheres na indústria
Elas Navegam: Norsul lança campanha para apoiar o retorn...
16/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Resultado
Porto de Imbituba movimenta mais de 2,65 milhões de tone...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25