Redação TN Petróleo/Assessoria Algás
A Algás acaba de dar um passo inédito na história da energia em Alagoas: a ampliação da interiorização do gás natural. Nesta quarta (30), a Companhia oficializou, no município de Batalha, o lançamento da primeira rede local de gás natural do estado, levando desenvolvimento e sustentabilidade diretamente ao sertão alagoano.
Com mais de 1.600 m² de área garantida por lei às margens da rodovia AL-220, a infraestrutura dará origem a uma rede de 5 km de distribuição, conectando a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e a futura unidade da Natville ao sistema de gás natural canalizado. As obras serão iniciadas em breve e estão com entrega prevista para o primeiro trimestre de 2026.
O impacto da chegada do gás natural à região é transformador. Na CPLA, por exemplo, a produção de energia era feita por meio da queima de lenha nas caldeiras, processo de matriz poluente e onerosa. Com o novo contrato de fornecimento assinado durante o evento, a Cooperativa passa a contar com uma fonte de energia mais limpa, segura e eficiente, que reduzirá custos e aumentará a competitividade da produção leiteira no estado.
O projeto contempla ainda a instalação de um posto de GNV no município de Batalha, incentivando o uso de combustíveis mais sustentáveis na mobilidade, além da utilização de uma estação de compressão em Arapiraca, que será responsável por viabilizar o transporte e abastecimento do gás até a região.
A solenidade contou com a presença do Governador de Alagoas, Paulo Dantas, e demais autoridades estaduais, reforçando o apoio ao projeto. Para o Governo, a iniciativa marca um compromisso conjunto pela interiorização de políticas públicas que promovem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Com esse marco, a Algás fortalece seu protagonismo na transição energética de Alagoas, ampliando o acesso ao gás natural como vetor de progresso econômico e visão estratégica a serviço de uma nova fase do desenvolvimento econômico e social do estado – agora com o gás natural como combustível de um futuro mais sustentável.
Fale Conosco
22