A América Latina Logística (ALL) decidiu devolver ao Governo Federal quatro trechos da Ferrovia Norte Brasil (Ferronorte), que seriam construídos para melhorar o escoamento da produção das regiões Norte e Centro-Oeste para o Sul e Sudeste.A devolução já foi acertada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e será formalizada dentro de três semanas.
O Governo agora terá que decidir se fará uma nova licitação dos trechos ou se passará para a estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. a responsabilidade pela montagem das linhas. A devolução dos trechos foi decidida pela ALL no final de agosto. Estudos elaborados pela concessionária indicaram que a implantação das linhas seria "insustentável" sob a "ótica empresarial".
Ou seja, a empresa levaria muito tempo para conseguir retorno dos investimentos necessários para a construção. "Eles não querem fazer o investimento e não são obrigados", disse Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lembrando que o contrato de concessão não obriga o concessionário a fazer o investimento.
O objetivo das linhas era fazer a ligação de Cuiabá (MT) com o Triângulo Mineiro, Rondonópolis (MT), Porto Velho (RO) e Santarém (PA). O contrato de concessão foi assinado em 1989.