Formação Profissional

Alunos dos cursos do Prominp são diplomados em Macaé

Os formandos receberam qualificação para Profissional de Suprimentos, Eletricista de Manutenção, Projetista de Instrumentação, Projetista de Tubulação, Soldador, Plataformista, Operador de Movimentação de Cargas e Turbom&aacu

Agência Petrobras
14/12/2012 16:19
Visualizações: 534 (0) (0) (0) (0)
Alunos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) receberam na quarta-feira (12), em Macaé, os diplomas de conclusão dos cursos de qualificação para Profissional de Suprimentos, Eletricista de Manutenção, Projetista de Instrumentação, Projetista de Tubulação, Soldador, Plataformista, Operador de Movimentação de Cargas e Turbomáquinas com ênfase em Instrumentação. Participaram do evento representantes da Petrobras, do Senai, parceiro do programa, e de empresas do setor.

Nos dois semestres de 2012, o Prominp formou mais de 500 novos profissionais em Macaé. Durante a entrega dos certificados, o gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Joelson Falcão Mendes, reforçou a importância do programa. “Os formandos apostaram em sua formação ao ingressarem nos cursos e é muito gratificante para a Petrobras participar disso. Existe um enorme movimento para qualificar profissionais em atendimento às demandas do mercado e todos os formandos seguem agora para uma nova fase, de busca por uma colocação, e fazer o curso do Prominp certamente já é um grande passo. O Brasil tem enormes necessidades relacionadas à mão-de-obra, certamente cada um terá seu lugar”.

De acordo com Eliete Rosado, coordenadora regional do programa, a qualificação do Prominp diferencia os formandos dos demais profissionais do mercado. “Essa é uma etapa importante e o processo de formação é contínuo. Concluir o curso abre muitas portas, mas para conquistar o emprego é necessário também buscar, tomar a iniciativa”, aconselhou a coordenadora aos formandos.

Formado em 2010, Juan das Dores dos Santos, Operador de Movimentação de Carga, seguiu este conselho e há 10 meses trabalha numa empresa de perfuração. “O emprego vem, mas é preciso correr atrás. Quando me formei, distribui muitos currículos. Hoje estou satisfeito, desenvolvendo meu conhecimento na prática”, contou.

No evento, a Petrobras e o Prominp também apresentaram os vencedores do Prêmio Prominp Parceiros da Oportunidade 2012, uma iniciativa pioneira de reconhecimento às empresas fornecedoras serviços sediadas na Bacia de Campos, que têm como prática a contratação de profissionais qualificados pelo Programa na região. Foram premiadas: CSE Mecânica, no segmento de Manutenção, e ENSCO do Brasil, que atua na área de Perfuração.

O prêmio avaliou todas as empresas que atuam no segmento de petróleo, têm contratos com a Petrobras na Bacia de Campos e sede em Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Carapebus, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, Quissamã e Saquarema, e que contrataram alunos do Prominp entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de agosto de 2012.

Em reconhecimento à parceria nos cursos oferecidos pelo Prominp, o Senai, instituição de ensino que abriga o maior número de cursos oferecidos pelo programa em todo o país, também foi homenageado.


Sobre o Prominp

Criado em 2003, o Prominp tem como um de seus objetivos, suprir a crescente necessidade de profissionais devidamente qualificados para atender as demandas geradas pelo crescimento do setor de petróleo e gás. Para isso, criou o Plano Nacional de Qualificação Profissional - PNQP, que capacita milhares de profissionais em cursos de nível básico, médio, técnico e superior.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22