Descarbonização

Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia impacto na transição energética

Marco consolida iniciativa como uma das mais relevantes do setor privado na redução de emissões e apoio à competitividade sustentável das empresas.

Redação TN Petróleo/Assessoria Comerc
29/07/2025 13:24
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia impacto na transição energética Imagem: Divulgação Visualizações: 2279

A Comerc, empresa de soluções inovadoras em energia e descarbonização da Vibra, acaba de atingir um número significativo: a realização de 500 Jornadas de Descarbonização, consolidando sua posição como uma das principais aliadas da transição energética no setor empresarial brasileiro. Mais do que inventariar emissões, a Jornada propõe uma abordagem prática, integrada e contínua. O programa conecta diagnóstico e ação em um mesmo processo, oferecendo soluções sob medida que vão desde a eficiência energética até a autoprodução solar, migração para o mercado livre, substituição de combustíveis, telemetria, aquisição de créditos de carbono e certificações via I-RECs.

O impacto acumulado revela a escala da iniciativa: mais de 47 milhões de toneladas de CO₂ equivalente mapeadas, com destaque para 11,4 milhões de toneladas no escopo 1 (emissões diretas), 816 mil no escopo 2 (energia adquirida) e 34,8 milhões no escopo 3 (cadeia de valor). Os setores mais presentes incluem alimentos e bebidas, borracha e plástico, têxteis, papel e celulose e metalurgia, segmentos com alto consumo energético e crescente pressão por padrões ESG.

"A Jornada de Descarbonização nasceu com o propósito de tornar a transição energética algo acessível, prático e contínuo para as empresas. Ao alcançarmos 500 jornadas, temos a convicção de que estamos gerando impacto real, não apenas com diagnósticos, mas com soluções concretas e viáveis que ajudam nossos clientes a reduzir emissões, aumentar competitividade e se posicionar estrategicamente no cenário ESG. Esse é um passo importante para o futuro da energia no Brasil, e seguimos comprometidos em escalar ainda mais essa transformação", afirma Clarissa Sadock (foto), CEO da Comerc.

A adesão recorrente é um dos sinais da eficácia do modelo. Em 2025, tivemos as primeiras empresas realizando a Jornada de Descarbonização pela quarta vez. Ao todo, 152 CNPJs participaram mais de uma vez, demonstrando engajamento duradouro e busca por melhoria contínua. Até o segundo trimestre deste ano, as Jornadas já resultaram na conexão de 251 soluções energéticas e na identificação de mais de 300 oportunidades de comercialização de energia renovável.

Em um cenário de crescente expectativa pelo mercado regulado de carbono no Brasil e de cobrança internacional por compromissos climáticos mensuráveis, a Jornada tem se consolidado como ferramenta estratégica para empresas que desejam antecipar tendências, acessar financiamentos verdes e fortalecer sua reputação frente a investidores, clientes e sociedade.

O compromisso da Comerc com a descarbonização vai além do serviço prestado. A empresa realiza seus inventários de carbono anuais com base no GHG Protocol e compensa integralmente sua emissão de gases do efeito estufa por meio de créditos de carbono e I-RECs. Desde 2009, já evitou a emissão de 7,4 milhões de toneladas de CO₂, o equivalente à preservação de 52 milhões de árvores.

Agora, a meta é ambiciosa: levar a Jornada de Descarbonização às mais de 4600unidades consumidoras sob gestão da Comerc, transformando a energia em um vetor de competitividade, inovação e sustentabilidade para o país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Branded Content
Corrosão no offshore: o desafio de proteger o aço onde p...
06/11/26
Biometano
ANP aprova as primeiras certificações de produtores de b...
06/11/26
Energia Elétrica
ABCE: leilão de transmissão reforça segurança energética...
06/11/26
Internacional
5º Congresso da Federação dos Advogados de Língua Portug...
05/11/26
Firjan
Parceria público-privada é apontada como vital para indú...
05/11/26
Drilling
Norbe VIII, da Foresea, está pronta para atuar em águas ...
05/11/26
Tubulações
Reparo a frio com material compósito recupera tubulações...
05/11/26
Resultado
Vibra mantém ritmo de crescimento no 3T26 e avança na ex...
05/11/26
Lançamento Editorial
Livro analisa os impactos da Reforma Tributária na indús...
05/11/26
Pessoas
John Crane nomeia Jesper Østerlund como vice-presidente ...
04/11/26
Santa Catarina
Workshop sobre competitividade no mercado de gás natural
04/11/26
Tributação
ANP e executivos do mercado debatem temas urgentes em se...
04/11/26
Refinarias
Consórcio TEM Boaventura realiza içamento do primeiro r...
04/11/26
Etanol
ORPLANA leva visão do setor canavieiro ao Agro World Fórum
04/11/26
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.