Porto de Santos

Ampliação do Tecon começará até o fim do ano

<P>As obras de ampliação do Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos, devem começar até o final deste ano. De acordo com a Santos-Brasil, operadora do Tecon, o projeto deve ser concluído em 12 meses e ampliará a capacidade operacional da empresa em mai...

A Tribuna
21/08/2007 00:00
Visualizações: 414 (0) (0) (0) (0)

As obras de ampliação do Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos, devem começar até o final deste ano. De acordo com a Santos-Brasil, operadora do Tecon, o projeto deve ser concluído em 12 meses e ampliará a capacidade operacional da empresa em mais de 25%, saindo dos atuais 1,5 milhão de TEUs (Twenty-feet Equivalent Unity ou unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) anuais para 1,9 milhão de TEUs anuais.

A estimativa para o início dos trabalhos foi anunciada pelo diretor operacional da Santos-Brasil, Antonio Carlos Sepulveda. Segundo ele, o começo da parte civil depende apenas do licenciamento ambiental do empreendimento. ‘‘Está para sair. Acredito que estamos na reta final do licenciamento, que é um rito necessário’’, afirmou.

O empreendimento prevê a construção de uma nova área, denominada Tecon-4 ou T-4, que terá 112 mil metros quadrados, um cais de 220 metros de extensão. A gleba foi repassada à empresa no início do ano, após uma disputa judicial com a operadora Libra Terminais, principal concorrente da Santos-Brasil no cais santista, e a Localfrio S.A., empresa de armazenagem de contêineres refrigerados.

O executivo contou que as obras, incluindo a compra dos equipamentos para operação, custarão em torno de R$ 240 milhões. Parte desse total deve ser aplicado este ano.

BERÇOS

A partir da construção do Tecon-4, a Santos-Brasil planeja fazer um redimensionamento nos seus berços de operação. Hoje, o terminal dispõe de quatro pontos de atracação, distribuídos entre os 760 metros de cais do Tecon e os 310 metros do Terminal de Veículos para Exportação (TEV). Este último trecho é oficialmente de uso público, mas como só pode ser acessado pelo pátio da Santos-Brasil, somente a operadora acaba utilizando-o.

Com a entrega do T-4, que terá mais 220 metros de costado, a operadora passa a contar com 1,29 quilômetro de cais, o que permitiria a atracação de até cinco navios de médio porte (cada um teria cerca de 250 metros).

Mas os executivos do Tecon descartam essa possibilidade e pretendem preparar suas instalações para conteineiros maiores (de maior comprimento e, portanto, capaz de levar mais cargas), que poderão escalar em Santos após o aprofundamento do Canal do Estuário, em estudos pela Codesp. ‘‘Na verdade, após o T-4, ficaremos com quatro berços maiores, que vão variar entre 310 metros e 250 metros. Os maiores serão de alta produtividade e os menores para os navios panamax’’.

Para equipar os berços, a Santos-Brasil encomendou três novos portêineres — guindaste especializado no carregamento dos cofres — que terão uma tecnologia inédita no Brasil. A compra irá representar um investimento avaliado entre US$ 7 milhões e US$ 9 milhões.

Conforme destacou Sepulveda, o diferencial dos equipamentos é a capacidade de carregar dois contêineres cheios de 20 pés, lado a lado, ao mesmo tempo. Outro benefício é o atendimento aos navios super pós-panamax. Nessas embarcações é possível armazenar até 19 contêineres enfileirados entre as laterais do casco. Para isso, é preciso que o ‘‘braço’’ do guindaste alcance a 19ª posição. A entrega dos novos portêineres deve acontecer em 2009.

‘‘Um terminal sempre se pauta com pelo menos dois anos de antecedência. Estamos nos adequando para um canal com pelo menos 15 metros de profundidade e para os maiores navios em operação da costa brasileira, com capacidade para 10 mil TEUs. Hoje, o máximo que se opera é o de 5 mil TEUs’’.

A Santos-Brasil ainda encomendou dez RTGs (pórticos sobre rodas), ao custo individual de US$ 1,5 milhão. O aparelho é considerado eficiente porque diminui a quantidade de movimentos necessários para a remoção de contêineres.

Fonte: A Tribuna

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.