Gás natural

ANP abre consulta para estocagem subterrânea e para cálculo de preço de transporte de GN

Redação/Assessoria ANP
12/09/2016 19:44
Visualizações: 820

A ANP está dando início hoje (12/9) a duas ações importantes para o desenvolvimento da indústria do gás natural no Brasil. Uma delas é a consulta de interesse em áreas para a atividade de estocagem subterrânea de gás natural (ESGN) sob o regime de concessão e a outra, a consulta pública para colher subsídios para a aplicação de metodologias de cálculo das parcelas do preço referentes ao transporte (Parcela Transporte) que devem constar dos contratos de compra e venda de gás natural.

Estocagem subterrânea de gás natural

A Lei nº 11.909/2009, a Lei do Gás, estabeleceu a regulação de novas atividades relativas ao transporte e armazenamento de gás natural, dentre elas a de estocagem de gás natural em reservatórios e outras formações geológicas, com inúmeros benefícios para o país. Este tipo de estocagem permite atenuar problemas de sazonalidade do consumo, atendimento a picos incomuns de demanda, além do seu caráter estratégico em situações em que o fornecimento sofre interrupções inesperadas.

Possibilita ainda a otimização de projetos de gasodutos, uma vez que atenua as oscilações entre oferta e demanda de gás natural. E, no caso brasileiro, está relacionado à crescente interesse pela geração de energia elétrica por meio de térmicas a gás, pelo incremento na participação destes projetos nos leilões de geração de energia.

O processo de consulta de interesse terá duração de três meses. Mais informações em: http://www.anp.gov.br/?pg=82716

Cálculo das parcelas do preço referentes ao transporte nos contratos de compra e venda de gás natural

A criação de uma metodologia de cálculo da Parcela Transporte tornou-se necessária devido à evolução do sistema de transporte de gás no Brasil, que passou a ser mais interligado e flexível. A medida também dará mais transparência à formação de preços.

A proposta, que ainda será submetida à consulta pública e a estudos de análise de impacto regulatório, prevê a transição de uma parcela de transporte postal (fixa) para uma parcela que leve em conta o custo de transporte (proporcional à distância). A implantação das novas regras será gradual, dando oportunidade aos agentes da indústria de acomodarem a sua operação atual aos preços do mercado e de planejarem os investimentos futuros. Também prevê o respeito às receitas esperadas pelos transportadores em função dos contratos existentes, bem como o uso eficiente do sistema de transporte de gás natural, maximizando a utilização dos gasodutos e estimulando o acesso de novos carregadores.

O processo de consulta de interesse terá duração de 30 dias. Mais informações em: http://www.anp.gov.br/?pg=82718

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25