Conteúdo Local

ANP divulga informações sobre o conteúdo local definido em nova legislação

Redação TN Petróleo, Agência ANP
28/03/2025 18:30
ANP divulga informações sobre o conteúdo local definido em nova legislação Imagem: TN Petróleo Visualizações: 878 (0) (0) (0) (0)

Foram publicadas no site da ANP informações sobre os aspectos de conteúdo local de competência da Agência relacionados com a Lei nº 15.075/2024, que altera a Lei nº 9.478/1997 e dá outras providências.

A página pode ser acessada em https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/conteudo-local/conteudo-local-da-lei-no-15-075-2024-1/conteudo-local-da-lei-no-15-075-2024.

Pela nova legislação, foram estabelecidos os seguintes mecanismos de incentivo a investimentos em conteúdo local na cadeia de suprimento da indústria do petróleo e gás natural no Brasil:

- A possibilidade de transferência de excedentes de conteúdo local entre contratos para exploração e produção de petróleo e gás natural vigentes, inclusive em contratos oriundos da Rodada Zero de Licitações promovida pela ANP (que não possuem conteúdo local mínimo obrigatório). Ou seja, as contratações de bens e serviços nacionais que tenham excedido o mínimo obrigatório, em um contrato, podem ser utilizados para cumprimento dos índices de conteúdo local em outro contrato;

- A possibilidade de concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada (que permitem uma dedução mais rápida dos gastos), referente à Lei nº 14.871/2024, para navios-tanque novos empregados nas atividades de navegação de cabotagem de petróleo e seus derivados, produzidos no Brasil e que cumpram índices mínimos de conteúdo local definidos na Resolução CNPE nº 15/2024, e nos termos regulamentados pelo Decreto nº 12.242/2024; e

- A possibilidade de redução do montante de royalties dos contratos de Rodada Zero para até 5% sobre o total da produção, conforme investimentos em novas unidades estacionárias de produção (UEPs) com conteúdo local, nos termos regulamentados pelo Decreto nº 12.362/2025.

Cabe à ANP: apurar, registrar e controlar a transferência de excedentes de conteúdo local mínimo entre contratos; mensurar e fiscalizar o cumprimento dos índices mínimos de conteúdo local dos navios-tanque; atestar a razoabilidade das diferenças de custos da nova UEP, sem e com conteúdo local; e atestar o certificado de conteúdo local da nova UEP para a redução de royalties.

A autorização de quotas diferenciadas de depreciação acelerada e da redução de royalties é de responsabilidade de outros órgãos da administração pública federal, como: Ministério de Minas e Energia; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda.

Com a finalidade de prover transparência às atividades de competência da ANP e atender ao disposto na Resolução CNPE nº 15/2024, serão divulgadas informações de mensuração e fiscalização do conteúdo local realizado nas atividades de construção de navios-tanque, além de informações consolidadas de valores de conteúdo local excedente apurados e transferidos entre contratos e dados dos certificados de conteúdo local emitidos de UEP a ser alocada em contrato de Rodada Zero.

O que são conteúdo local, excedentes, UEP e royalties

Conteúdo local, nesse contexto, é a proporção entre o valor dos bens produzidos e dos serviços prestados no país, em relação ao total utilizado nas atividades de um contrato de exploração e produção de petróleo e gás natural. Em alguns casos, é estabelecido, no contrato, um percentual mínimo de conteúdo local a ser contratado.

Os excedentes de conteúdo local são definidos na Resolução ANP nº 726/2018 como sendo "o valor correspondente ao conteúdo local excedente, em moeda corrente nacional, em relação ao compromisso de conteúdo local estabelecido". Até a publicação da Lei nº 15.075/2024, os excedentes só podiam ser transferidos de uma fase para outra subsequente, dentro de um mesmo contrato.

Uma unidade estacionária de produção (UEP) corresponde a uma unidade de produção instalada no mar contendo um conjunto de instalações destinadas a promover a separação, tratamento, estocagem e escoamento dos fluidos produzidos e movimentados num campo de petróleo e gás natural – por exemplo, plataformas.

Os royalties são uma compensação financeira devida aos estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, em função da produção de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos.

Saiba mais sobre conteúdo local:  https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/exploracao-e-producao-de-oleo-e-gas/conteudo-local.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.