Refino

ANP e MME estudam alternativas para ajudar refinarias

Entre as alternativas que estão sendo cogitadas, está a utilização da CIDE para reduzir as perdas das refinarias.

Redação
28/07/2005 00:00
Visualizações: 1652

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Ministério de Minas e Energia (MME) estão avaliando a situação das refinarias de Manguinhos e Ipiranga nas atuais condições do mercado de combustíveis.
O assunto foi discutido nesta quarta-feira (27/07) em reunião realizada no MME com o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, e o ministro das Minas e Energia, Silas Rondeau. Foram consideradas as sugestões recebidas de Manguinhos, análises feitas pela ANP e visões do MME sobre a questão.
Entre as alternativas que estão sendo cogitadas, está a utilização da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para reduzir as perdas das refinarias, desde que sejam resolvidos os problemas relativos à regulamentação da CIDE. Outra possibilidade em consideração é o arrendamento da refinaria de Manguinhos pela Petrobras.
O objetivo é encontrar uma solução que evite um eventual aumento do preço dos combustíveis, que poderia ter impacto negativo sobre a economia.
Em nota a ANP informa que tanto a Agência quanto o MME têm plena consciência da importância da preservação das refinarias privadas, tendo em conta os efeitos negativos para o setor que poderiam resultar do seu fechamento. "Também é motivo de preocupação dos dois órgãos do Governo a manutenção dos empregos diretos e indiretos gerados pelas duas empresas", se lê no comunicado..
Nos próximos dias serão realizadas reuniões entre o MME, as refinarias privadas e a Petrobras para aprofundar as discussões sobre o tema.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Firjan
Fim da escala 6x1: Firjan fará propostas que garantam se...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Logística
Benel investe R$ 45 milhões em novos transportes no prim...
14/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25