Fiscalização

ANP e Sindigás apresentam resultados do Programa Gás Legal, no RJ

Iniciado em 2010, o projeto visa intensificar o combate à clandestinidade da venda de GLP, educando consumidores e autuando estabelecimentos irregulares de gás de botijão. De acordo com a ANP, mais de 40 reuniões foram realizadas por todo Brasil, totalizando mais de 5.500 pessoas presentes e cer


18/11/2011 19:49
Visualizações: 952 (0) (0) (0) (0)
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo (Sindigás) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizaram ontem (17) uma coletiva para apresentar os resultados do Programa Gás Legal (PGL). Iniciado em 2010, o projeto visa intensificar o combate à clandestinidade da venda de GLP, educando consumidores e autuando estabelecimentos irregulares de gás de botijão. Entre os órgãos públicos que participam do programa estão o Ministério Público, Procons, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Secretarias Estaduais de Fazenda.

O superintendente adjunto de fiscalização de abastecimento da ANP e coordenador Nacional do PGL, Aurélio Amaral, definiu o projeto como a união de órgãos que juntam esforços para melhor acompanhar e regular este mercado. "Nós comercializamos uma 'energia em lata', que se não for bem utilizada e manuseada pode se tornar perigosa". De acordo com ele, embora a representatividade do setor seja importante há falta de informação quanto ao desenvolvimento e profissionalização do comércio. Durante as ações de fiscalização da ANP feitas na região Norte da cidade do Rio de Janeiro na quarta-feira (16), 7 estabelecimentos foram interditados - 3 por fomentarem clandestinos - e 1.810 botijões em situações irregulares.

Amaral afirmou que os objetivos do projeto são o maior envolvimento e educação do consumidor, para que este identifique e otimize o consumo e manuzeio do produto, além de ter seus direitos garantidos; o envolvimento dos poderes públicos locais, principalmente das prefeituras; e melhorar a qualidade do serviço, o que envolve profissionalização, campanhas e outros instrumentos que melhorem o mercado.

De acordo com os números apresentados pela ANP, em 11 meses mais de 40 reuniões foram realizadas por todo Brasil, totalizando mais de 5.500 pessoas presentes e cerca de 10 mil novos revendedores autorizados em 1 ano. Nesse período, foram mais de 3.500 pontos fiscalizados e cerca de 500 interdições feitas em pontos de venda irregulares.

O presidente do Sindigás, Sergio Bandeira, apresentou a informalidade como uma das principais barreiras para esse mercado, que atualmente produz 33 milhôes de botijões por mês. "Não fazemos um programa de repressão somente, é como um 'choque de odem' que reeduca consumidores e mercado que estão há mais de 20 anos acostumados com mau hábitos. Utilizamos comunicação, como as cartilhas da ANP, peças teatrais e gibis para crianças, já que elas influenciam os pais e outros adultos".

Bandeira apresentou as peças que identificarão veículos e revendas autorizadas, o que fará com que o consumidor saiba que existe segurança na armazenagem dos botijões. "O botijão é tão seguro que é a única embalagem de combustível que é usada ao lado de um fogão aceso. O problema está na má utilização e armazenamento, que podem causar acidentes de grandes proporções", afirma ele, completando que o resultado do PGL é muito positivo e que as empresas que o sindicato representa "pedem para ser fiscalizadas" e por isso a instituição busca aprimorar os sistemas de inteligência da fiscalização.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22