A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) lançará, no dia 19 de fevereiro, na Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH). O estudo, elaborado por meio de termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina, permitirá a realização de análises sobre regulação e planejamento em transporte e logística, através de uma ferramenta chamada GIS.
Esse aplicativo possibilita simular, por exemplo, a melhor rota para escoamento de uma carga, a partir de uma determinada região produtora, e comparar a eficiência dos modais aquaviário, rodoviário e ferroviário nessa rota.
O PNIH contemplará ainda o Plano Geral de Outorgas do Subsetor Hidroviário, onde serão apresentadas as diversas áreas com potencial para implantação de novas hidrovias, portos e terminais no interior do país, identificando os produtos mais relevantes em cada região, trazendo ainda dados importantes para a elaboração das políticas públicas do setor, como a quantificação dos fluxos atuais e a projeção dos fluxos futuros de comercialização e transporte.