Portos

Antaq recebe sugestões para proposta de norma até 23 de maio

Serão recebidas até o próximo dia 23, às 18 horas, as sugestões dos interessados em contribuir para o aprimoramento da proposta de norma que estabelece os parâmetros regulatórios na prestação dos serviços de movimentaç&atild

A Tribuna
03/05/2011 07:15
Visualizações: 953
Serão recebidas até o próximo dia 23, às 18 horas, as sugestões dos interessados em contribuir para o aprimoramento da proposta de norma que estabelece os parâmetros regulatórios na prestação dos serviços de movimentação e armazenagem de contêineres e volumes, em instalações de uso público, nos portos organizados. 
 
 
As contribuições deverão ser dirigidas à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), através do formulário eletrônico que está disponível no site da Agência (www.antaq.gov.br), no link Audiência Pública 01/2011. 
 

A audiência pública para aprimoramento do projeto foi iniciada em 21 de fevereiro, e deveria terminar em 23 de março. No entanto, inicialmente, o período foi prorrogado por mais 15 dias e, depois, por mais 45 dias. Até 18 de abril, a Antaq já havia recebido seis sugestões ao projeto de ato normativo, enviadas por empresas, associações do setor e interessados individuais. 
 

A íntegra da proposta de norma, bem como as sugestões recebidas podem ser visualizadas no link Audiência Pública 01/2001, disponível no site da Agência. 
 

Terminal Handling Charge (THC) 
 
 
Um dos pontos importantes da proposta de norma é o que trata do Terminal Handling Charge (THC), que é o “preço cobrado pelo serviço de movimentação de cargas entre o portão do terminal portuário e o costado da embarcação, incluída a guarda transitória das cargas até o momento do embarque, no caso da exportação, ou entre o costado da embarcação e sua colocação na pilha do terminal portuário, no caso da importação.” 
 

De acordo com a proposta de norma, a empresa de navegação é quem cobrará do exportador ou importador o THC, a título de ressarcimento das despesas com a movimentação das cargas pagas ao operador portuário.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.