Siderurgia

ArcelorMittal suspende trabalho de 40% dos empregados na Espanha

Valor Econômico
04/06/2009 04:11
Visualizações: 619

A ArcelorMittal fechou um acordo que permitirá à empresa suspender do trabalho até 40% de seus 12.000 funcionários na Espanha até pelo menos o fim do ano, no sinal mais claro até agora de que a maior companhia siderúrgica do mundo está se preparando para uma recessão prolongada.

 

A demanda mundial por aço deverá cair este ano pelo menos 15%, na pior queda ano-sobre-ano em 60 anos. A ArcelorMittal - que responde por quase 10% da produção mundial - está entre os grupos mais duramente atingidos pela crise, tendo já cortado a produção na maioria de suas fábricas em até 50%.

 

A companhia disse ontem que acertou com o governo da Espanha o esboço de um acordo sob o qual uma grande parte dos funcionários que ela tem no país será enviada para casa por períodos limitados, com os contribuintes espanhóis arcando com parte dos salários desses funcionários enquanto eles não estiverem trabalhando. O número de horas suspensas será limitado a 40% do número total de horas que os funcionários da ArcelorMittal na Espanha deverão trabalhar durante os períodos normais.

 

A decisão acontece um dia depois que o BBVA, o segundo maior banco da Espanha, ter oferecido aos 30.000 funcionários que tem no país a oportunidade de eles não irem trabalhar por até cinco anos - em troca de quase um terço de seus salários e da garantia de emprego quando eles retornarem.

 

Embora a ArcelorMittal tenha dito ontem que se uma recuperação ocorrer nos próximos meses ela não precisará recorrer à suspensão, a medida se encaixa nos sinais crescentes no setor siderúrgico de que há poucas possibilidades de uma recuperação do setor no curto prazo.

 

Charles Bradford, sócio da consultoria Americana Affiliated Research Group, disse: "Se eu fosse Lakshmi Mittal [presidente do conselho de administração e principal acionista da ArcelorMittal], estaria me preparando para a possibilidade da recuperação que gostaríamos de ver mais para o fim do ano não ocorrer".

 

A ArcelorMittal disse que está mantendo a posição declarada no começo do ano, que previa uma "recuperação técnica" da demanda por aço mais para o fim do ano. Ela disse que o acordo com o governo espanhol cobrindo horas trabalhadas e as suspensões era necessário para garantir que o governo pagará uma parte dos salários dos funcionários enquanto eles estiverem em casa, com os trabalhadores também continuando a serem pagos pela companhia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.